Doutor Cidadão utiliza Mindfullness em suas atuações

Larissa Costa Mendes
28 janeiro 2020

Alex Malumbres é Doutor Cidadão desde 2015. Há quatro anos ele começou a trabalhar com Mindfulness após ter uma crise de saúde (físico-emocional).

“A crise me deixou com dores crônicas, fatiga e sensibilidade a dor”.

Revela Malumbres

“Mindfulness” ou atenção plena é uma prática de consciência para cultivar a nossa sabedoria de que estamos aqui, vivos e existe para nos re-conectar com nosso corpo e nossas experiências internas e externas. O propósito é desenvolver uma habilidade de renovar um espaço interno para ter a possibilidade de escolha de nossas ações, ao invés de reagir automaticamente a nossas experiências físicas, mentais ou emocionais. Neste processo são cultivadas habilidades essenciais como Abertura ou Curiosidade, Gentileza e Compaixão.

O voluntário conta que a prática o ajudou a se relacionar melhor com suas condições de saúde:

“Isso me devolveu as rédeas da minha vida, pois até então eu era dominado pelas dores e a fatiga. E para deixar claro, a prática não ‘resolveu’ ou ‘curou’ as minhas dores, mas me tornou alguém mais hábil para lidar com as dificuldades”.

Malumbres também faz um paralelo de como leva a prática para as suas atuações como voluntário:

“A Mindfulness foi muito importante no desenvolvimento do meu Doutor Cidadão para estar consciente de como eu “estou”, por exemplo, antes de uma atuação ou atendimento. Eu procuro com muito carinho e gentileza renovar meu espaço interno para que esteja consciente do meu propósito naquele momento”.