Doutores Cidadãos visita hospital de Chapecó-SC


29 setembro 2014

No último dia 25 de setembro, quinta-feira, um representante dos Doutores Cidadãos (programa de palhaços hospitalares do Canto Cidadão) esteve no Hospital Regional de Chapecó. O Dr. Pepê, personagem de Thiago Netto, um dos coordenadores do programa social, esteve principalmente os setores de oncologia e quimioterapia da unidade de saúde. A atividade está inserida em um roteiro de viagens que o Canto Cidadão realiza para levar suas mensagens a outras cidades. Desde o seu início, a ONG já esteve em todos os estados brasileiros, em centenas de cidades e hospitais, além de outros oito países.

VÍDEO DA VISITA

Veículos de comunicação fizeram a cobertura da visita, sendo que uma das reportagens (RBS TV, afiliada da Rede Globo em Santa Catarina) pode ser vista clicando aqui. 

Leia as impressões do Dr. Pepê sobre a visita:

"Eu visitei, no dia 25/set, o Hospital Regional Oeste. Atendi a ala oncológica, com a maioria das pessoas oriundas de outras cidades catarinenses – Xanxerê, Xaxim, Arvoredo, Seara, Iporã do Oeste -, e alguns poucos de Chapecó. É muito bacana esta experiência de conversar com o pessoal de lá! São todos sempre muito educados e atenciosos e, apesar de alguns mais tímidos, todos sempre muito dispostos a conversar e falar de suas vidas, hábitos, conhecimentos, habilidades, família. O que chama muito atenção nos atendimentos é que todos, ou pelo menos a imensa maioria, sempre está acompanhado por seus familiares, mesmo vindo de cidades distantes. Outra coisa que chama muito a atenção é que são pessoas simples, a maioria se dedicada ao trabalho da região (aves, gado e plantação), e são muito tranquilos e felizes. Um pessoal que não entrega a idade! Por exemplo, conheci uma mãe e uma filha que pareciam irmãs. Realmente parece que o estilo de vida que eles levam faz um bem danado, inclusive na aparência!! Apesar de se tratar de uma clínica oncológica, é incrível a determinação do pessoal. O câncer parece não assustar essa galera, não. Não tive nenhum caso de pessoa que tenha me dito do receio em relação ao tratamento ou qualquer coisa do tipo. Pareciam lidar com tranquilidade em relação aquela situação!"