[CantoEduca Online] “Danças tradicionais brasileiras como ferramentas pedagógicas”, minioficina de expressão corporal/dança, com Marina Abib

2 setembro 2020 Artes

Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura, Ferring Pharmaceuticals, Urubupungá Turismo, Yakult e Canto Cidadão apresentam: CantoEduca Online e Gratuito.

Seguimos com a vontade de compartilhar bons encontros, por meio de eventos de sensibilização, informação e educação. No dia 02 de setembro de 2020, quarta, das 19h às 21h, teremos uma minioficina sobre expressão corporal/dança, com Marina Abib.

O que é o CantoEduca?

É um programa socioeducativo do Canto Cidadão, que oferece capacitação continuada, sobre temas que elevam a vida, por meio da oferta de palestras, oficinas e outros eventos, gratuitamente, à comunidade, assim como aos integrantes do voluntariado da organização. Os temas são relacionados a expressões artísticas e ao comportamento humano.

Evento: “Danças tradicionais brasileiras como ferramentas pedagógicas”, dia 02 de setembro (qua.), das 19 às 21h

As danças tradicionais brasileiras, inseridas no contexto das chamadas brincadeiras populares, são indissociáveis do seu caráter rítmico. O corpo soa e a música movimenta o espaço da brincadeira. 

O caráter lúdico tão intrínseco dessas danças será o fio condutor de todo o trabalho. A oficina trabalha a compreensão rítmica no corpo do participante e a construção de partituras corporais a partir dessas referências. Os participantes são convidados a experimentar no próprio corpo as frases rítmicas presentes nas músicas tradicionais brasileiras e a partir disso introjetar jogos de desafio que estimulem o olhar para o coletivo.

Ao longo do processo são trabalhados jogos de prontidão, desafios de agilidade, exercícios de consciência corporal e apreensão do vocabulário referenciado nas danças brasileiras.

O objetivo final é fazer com que os participantes encontrem em si um corpo disponível capaz de acessar um estado de presença e prontidão; e que incorporem essas ferramentas para a multiplicação desses saberes.

LINK PARA CANAL NO VIMEO DE MARINA ABIB:

Minicurrículo da Facilitadora

Marina Abib é dançarina e fundadora da Companhia Soma, de São Paulo. Formada em Ciências Sociais desenvolve uma pesquisa contínua, por meio de referências teóricas e vivências de campo, sobre a construção de uma corporeidade contemporânea criada a partir de matrizes das danças tradicionais brasileiras mescladas com a sua formação acrobática.Desde 2016, além do trabalho com a sua própria companhia, vive entre Brasil e Europa e atua em diferentes projetos seja como interprete, coreografa ou criadora.

Informações gerais

  • Dia e horário: 02 de setembro, quarta, das 19 às 21h;
  • Plataforma: Zoom;
  • Evento GRATUITO;
  • Número máximo de participantes simultâneos: 100.

Orientações para participação:

  • ID da reunião: 890 0940 2244
  • Senha: CE02Set
  • Como acessar a plataforma Zoom: o Zoom é uma plataforma de chamadas virtuais simultâneas e para seu uso é necessário fazer o download do aplicativo, tanto no Celular, quanto no Computador.
  • 📱Se você for acessar via CELULAR, é necessário baixar o aplicativo pela lojinha do seu aparelho. Depois, crie uma conta gratuita de acesso (Login) e, no dia e horário do evento, clique no botão abaixo, ou entre usando o ID e senha do evento (acima).
  • 🖥️ Se você for acessar via COMPUTADOR, também é necessário baixar o aplicativo, disponível no site do Zoom. Depois, crie uma conta gratuita de acesso (Login) e, no dia e horário do evento, clique no botão abaixo, ou entre usando o ID e senha do evento (acima).