[CantoEduca PRESENCIAL] Grupo de Estudos “Técnicas de contação de história, atuação e expressão corporal – Ciclo 1”, com Heidi Monezzi (encontro 1 de 4)

26 abril 2022 Artes

Olá! Seja bem-vinda e bem-vindo! Vamos em frente com os Grupos de Estudos do CantoEduca, na temporada 2022! Viva! Tem muita coisa legal para acontecer. Por aqui, está cada vez mais potente a vontade de construir espaços de compartilhamento de saberes e sabores que elevem a vida, pela arte, educação e humanitarismo.

Aqui, apresentamos o Ciclo 1 do Grupo de Estudos “Técnicas de contação de história, atuação e expressão corporal”, que será facilitado por Heidi Monezzi, nos dias:

  • 26 de abril, terça, das 19h às 21h30,
  • 30 de abril, sábado, 10h às 12h30,
  • 03 de maio, terça, das 19h às 21h30,
  • 07 de maio, sábado, das 10h às 12h30.

Saiba tudo, a seguir, e venha participar de forma gratuita e presencial.

O que é o CantoEduca?

É um programa socioeducativo do Canto Cidadão, que oferece eventos gratuitos de preparação continuada sobre temas artísticos e comportamentais, com palestras, oficinas e outros formatos, para integrantes dos elencos voluntários da organização, assim como para pessoas da sociedade, em geral.

O que são os Grupos de Estudos do CantoEduca e quem pode participar?

Os Grupos de Estudos (GE’s) são eventos que fazem parte do processo de preparação continuada dos(as) integrantes dos elencos voluntários do Canto Cidadão. Mas, de forma democrática, oferecem vagas a pessoas interessadas, em geral, em especial na condição de ouvinte (confira abaixo).

Por meio desses eventos, colocamos os(as) integrantes em contato com profissionais que contribuem para o fortalecimento das técnicas e comportamentos importantes para o aprimoramento contínuo das atividades artísticas e humanitárias dos programas regulares da organização, em especial pela palhaçaria, música, narração de histórias, artes cênicas e outras.

Estes eventos podem acontecer em ciclos de 1, 2, 3 ou mais encontros. Quando o evento tiver mais de um encontro, os(as) OUVINTES podem participar de todos os escolher em quais estarão presentes.

FORMAS DE PARTICIPAR:

  • ATENÇÃO: neste grupo de estudos, as pessoas inscritas como PARTICIPANTES ATIVAS serão, exclusivamente, integrantes dos elencos voluntários do Canto Cidadão. Estas pessoas vão participar ativamente dos encontros, com interação constante, nas atividades interativas e diálogos;
  • Já as pessoas inscritas como OUVINTES não serão, necessariamente, voluntárias da organização, e participarão como espectadoras, observando a transmissão dos conceitos e a realização das atividades práticas. Nos eventos presenciais, as vagas para OUVINTES serão limitadas conforme a capacidade do espaço. Se, ato do evento, o(a) facilitador(a) convidar um ou mais ouvintes à participação, caberá à pessoa convidada a decisão de participar ou não. 😉

Evento: Grupo de Estudos “Técnicas de contação de história, atuação e expressão corporal – Ciclo 1”, com Heidi Monezzi

Dias e horários (ouvintes podem se inscrever em um ou mais encontros, conforme sua vontade):

26 de abril, terça, das 19h às 21h30,

30 de abril, sábado, 10h às 12h30,

03 de maio, terça, das 19h às 21h30,

07 de maio sábado das 10h às 12h30.

Este grupo de estudos vai oferecer uma mentoria para aperfeiçoamento de técnicas de atuação e expressão corporal que auxiliarão os(as) voluntários(as) do Canto Cidadão nas suas atividades com crianças, adultos e idosos. De forma lúdica e interativa, a facilitadora irá propor jogos e dinâmicas, assim como leitura de materiais, histórias e roteiros que podem ser utilizados nas atuações dos programas. Para participar, não é necessário ter experiência prévia com atuação ou contação de histórias!

CARACTERÍSTICAS

  • Respeito ao momento de cada participante, com trabalho em conjunto para criação do clima adequado, para o fortalecimento das habilidades de todos;
  • Interatividade, com diversos momentos de exercícios práticos dos conceitos apresentados;
  • Descontração, com um clima leve e acolhedor, para estimular a participação.

Minicurrículo da Facilitadora

Heidi Monezzi – Atriz, narradora de histórias e cantora. Possui Bacharelado em Artes Cênicas (2004) pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

Como atriz, faz parte da Cia Teatral Energós e atuou nos espetáculos: Cretenses (Online – 2021), com a Cia Teatral Energós; Medéia (Online – 2021) com a Sórdida Companhia; Acusação a uma atriz, com a MiniCia Teatro (2016-2013); Fósforos, Nuvens e Passarinhos, com o grupo Teatro da Travessia (2017/2016), direção de Simone Grande;  Uma Jornada de João e Maria (2018-2012), com o grupo de Teatro Nóis na Mala; Tiburcia (2016), Nada e Aquele Azul e Bobarella, pela ONG Canto Cidadão; Dias Raros, com o grupo Teatro da Travessia (2013), direção de Luiz Fernando Marques; Melhor não Incomodá-la (2008-2010) e Abaixo das Canelas (2006-2008), ambos com a MiniCia Teatro, entre outros. 

Narradora de histórias desde 2011 fez a Pós-Graduação Lato Sensu “A Arte de Contar Histórias – Abordagens poética, literária e performática” (2014 a 2016), pela Faculdade de Conchas, pela Casa Tombada – SP. Se apresentou na Casa da História, sede do grupo As Meninas do Conto, na Casa Tombada, no Espaço de Leitura do Parque da Água Branca, em escolas, livrarias, Biblioteca Villa Lobos, BSP e Sesc São José dos Campos. Participou da 12˚ Edição da Viagem Literária em maio de 2019 e 13° Edição em 2021, ambos projetos desenvolvidos pela Siseb – Bibliotecas de SP e em março de 2022 participou do 2º Guirii – Festival Amazônico de Narração de Histórias.

Informações gerais

Dias e horários: 26 de abril, 30 de abril, 03 de maio e 07 de maio. Terças às 19h e sábados às 10h.

Local: Sede do Canto Cidadão (Rua Galeno de Almeida, 557, Pinheiros, São Paulo-SP, próximo ao Metrô Sumaré);

Evento GRATUITO;

Número máximo de participantes simultâneos:

  • Até 15 pessoas como PARTICIPANTES;
  • O número de OUVINTES será definido conforme a capacidade do local e inscrição de pessoas interessadas.

Inscrição para o evento: participantes e ouvintes

Para participar de um (1) ou mais encontros deste ciclo do grupo de estudos “Técnicas de contação de história, atuação e expressão corporal”, com Heidi Monezzi, clique no botão, abaixo. Para ver a agenda completa do CantoEduca, clique aqui.