Festival Afreaka celebra continente africano nos quatro cantos de SP
Até 25 de junho, São Paulo recebe a segunda edição do Festival Afreaka: encontros de Brasil e África Contemporânea, que ocupa centros culturais dos quatro cantos da cidade.
Os espaços que recebem a programação são a Galeria Olido, Centro Cultural de Formação Cidade Tiradentes, Centro Cultural da Penha, Centro Cultural da Juventude, com atividades gratuitas, e o Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP, com atividades a preços populares. Para saber mais, acesse o site oficial do Afreaka.
O evento conta com representantes de países como Quênia, Nigéria, Uganda, Zimbábue, Egito, África do Sul, Gana, Moçambique e Angola, que vêm para trocar experiências, sonhos e reflexões com pensadores e artistas afro-brasileiros da Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.
Na programação estão atividades como exposições, Feira Baobá de Afroempreendedorismo, palestras e debates sobre temas como a construção da identidade no ativismo negro LGBT, educação antirracista e pedagogias transgressivas, e "artivismo" e o despertar da construção social coletiva, entre outros. O Afreaka ainda realiza sessões de cinema, contemplando cineastas mulheres negras e a produção cinematográfica nigeriana, além de oficinas de danças afro, espetáculos teatrais e shows musicais com representantes da cultura afro, como Nara Couto e Senzala Hightech, entre outros.
Fonte: Catraca Livre