Festival de férias “Arte em todo Canto” de fim de ano

15 dezembro 2013

No fim do ano, o teatro da ONG Canto Cidadão será palco para apresentações gratuitas de espetáculos profissionais infantis. O festival encerra a segunda temporada do “Arte em todo Canto” para crianças.

 

As peças desse semestre mantém a qualidade e a animação das anteriores. O público poderá se divertir com os pensamentos de uma minhoca filósofa, com as peripécias de duas personagens que tentam participar de um concurso de culinária e com o romantismo de uma menina que brilha.

As apresentações acontecerão aos fins de semana, sempre às 16h, no teatro do espaço cultural Canto Cidadão, localizado à Rua Galeno de Almeida, 557, em São Paulo. A distribuição dos ingressos será uma hora antes do espetáculo. Além disso, a última apresentação fará parte da programação da Reunião Geral de Voluntários (RGV), que reúne voluntários e pessoas que desejam conhecer melhor o Canto Cidadão.

 

O “Arte em todo Canto” é mais uma ação promovida pela ONG Canto Cidadão que leva crianças da rede pública de ensino e de organizações sociais de São Paulo ao teatro. As peças são apresentadas gratuitamente desde o mês de maio, e abordam questões relacionadas à cidadania, educação, meio ambiente e saúde. A iniciativa é possível graças ao apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Brasil, e o patrocínio das empresas Leroy Merlin e Banco Safra.

 

Confira as datas das apresentações e as sinopses das peças

 

Menina que brilha

Simbolizada por um mito de anjos, a fábula conta a trajetória de um príncipe solitário que a pedido do conselheiro, organiza um baile para se casar. No baile, o príncipe se encanta por uma menina que brilha e que desaparece sem que ninguém perceba. Ao procurar a menina, o príncipe entra num mundo encantado de animais que o ajudam a encontrar o brilho que tanto procura, e que na verdade está nele mesmo. Mas nem tudo é tão bom, pois na história existe uma bruxa que com o auxílio de um sapo e de um corvo tenta atrapalhar o encontro.

 

Faixa etária sugerida: 06 a 10 anos

Data da apresentação: 01/12 (domingo), às 16h

 

Labirinto de Filó

Essa é a história da Menina da Rua de Cima, do Menino da Rua de Baixo e da Minhoca Filó. Uma minhoca curiosa e perguntadeira, que tem um monte de dúvidas e ideias na cabeça. E que de tanto pensar se perde num labirinto de buracos e túneis. O espetáculo possui músicos e atores, cantando e tocando ao vivo, violão, viola caipira, acordeom e percussão. A temática é a poesia e a filosofia para crianças.

 

Faixa etária sugerida: 06 a 10 anos.

Datas das apresentações: 07/12 (sábado) e 14/12 (sábado), às 16h

 

Em busca do ingrediente secreto

O espetáculo utiliza o universo da cozinha para contar a incrível história de Chica e Olga, duas cozinheiras companheiras que passam por diversas situações inusitadas. Juntas, vivem uma grande aventura em busca de um ingrediente secreto. Com o surpreendente “fogão maravilhoso”, elas percorrem lugares inimagináveis em um piscar de olhos e convidam as crianças a viajarem nesta jornada.

 

O desafio é preparar uma receita incrível e vencer o famoso Festival Gastrônomico da Tia Gertrudes. Em busca de um ingrediente secreto, que as próprias cozinheiras não sabem qual é, percebem que não podem desistir daquilo que mais querem: vencer o festival. O espetáculo propõe uma reflexão sobre os desafios da vida, como lidar com os obstáculos e como superá-los através do trabalho em equipe.

 

Através desta divertida e intrigante história, as excêntricas palhaças revelam que cozinhar é como viver: a melhor receita é a gente que faz! A campanha teatral Chica e Olga Atêlie de Criações desenvolveu o espetáculo a partir de três focos de pesquisa: a linguagem do palhaço, o teatro físico e a estética dos desenhos animados (cartuns).

 

Faixa etária sugerida: 06 a 10 anos.

Datas das apresentações: 08/12 (domingo) e 15/12* (domingo), às 16h

 

*A apresentação do dia 15/12 acontecerá durante a Reunião Geral de Voluntários (RGV).

 

Informações de serviço

Endereço: Rua Galeno de Almeida, 557, próximo ao metrô Sumaré.

Telefone: (11) 3667-0167