Roda de Conversa Em Busca do Sentido

18 fevereiro 2020

Roda de Conversa com Ana Clara Dumont e Felipe Mello

Sinopse:

Neste papo, o tema é a busca pelo sentido da vida. A convidada especialista é Ana Clara Dumont, que tem formação específica em Logoterapia, criada por Viktor Frankl. Ele foi um médico psiquiatra que aproveitou a difícil experiência pela qual passou (foi prisioneiro em campo de concentração, na Segunda Guerra Mundial) para explorar o sentido existencial das pessoas e a dimensão espiritual da existência. O relato de sua vida e de suas teorias, que ficaram conhecidas como Logoterapia, foram publicados em um pequeno e essencial livro chamado Em Busca do Sentido. A conclusão encontrada por ele é a de que a vida tem sentido, não só apesar da finitude, mas por causa dela. Pois o fato de termos um tempo e possibilidades limitadas é justamente o que oferece sentido para empreendermos e realizarmos algo. Vamos conversar sobre isso?

Primeira chamada: lista de pessoas convidadas para o evento

Adriana Roberta Branco
Adriana Salles
Alessandra Raimundo de Goes
Ana Claudia Cunha Monteiro
Ana Maria Moliterno Pena
Ana Valéria Marioto
Andre Luis Arantes
Andréa Gonçalves Poiani Pires
Andrea Guimarães Pereira
Andréia Ramos Zanelatto
Ariane Sousa Magela
Augusto Oliveira Aro de Freitas
Bruna Kessler Cavalcante
Carlos Eduardo Leite de Melo
Carolina Santana Silva
Cicera Raniele de Souza
Cintia Oliveira
Cleyton Fabricio Pereira Chagas dos Santos
Cristina Roseli Gonçalves César
Daniele França Guedes
Débora Simões
Diana Lacerda
Djenane Castro da Rocha
Eliane Santos
Elizabeth Ferrari de Souza
Erika Trivellini
Fabiana Fernandes
Fabiana sansone balaguer
Fábio Madrid
Felipe Arrabal
Fernanda Kessler Cavalcante
Hélia Maria de Almeida Felix Moratori
Isabela Taranto Moreira de Mello
João Vitor Lima Sousa
Jovania Biase de Souza
Julia Cardoso de Lira
Kamila Alves Cardoso
Konrado Matsumoto
Mara Pontes Cerbino
Marcelo Roberto Souza da Paz
Maria Dalva Gonçalves do Nascimento
Michelle Alves Martins
Mickelle dos Santos
Natalia Jacques Figueira
Nélson Cristófaro Jr
Patrícia Argondizo Dallecio
Patrícia Oliva Ferreira
Paula Alves Rezende
Paulo Peral Rengel Junior
Rafael Zorzin Correia
Rita Maria Serra Gonzalez Peral
Roberto Luis aoki
Roberto Reboucas de Melo
Rosane Espírito Santo Tavares
Sandra Andrade Magalhães
Simone D’Alevedo
Solange Fonseca
Tatiane Ramos Silva
Théo Chiossi
Valéria Santos da Silva
Vanessa Moura Coronado
Victor Ruibal Fernandes
Vitor Martins Okuma
Viviane Varin
Washington Soares de Campos

Local, carga-horária, data e horário

  • Na sede do Canto Cidadão: Rua Galeno de Almeida, 557 – Cerqueira César – São Paulo-SP (a 10 minutos a pé da estação Sumaré do Metrô).
  • 18 de fevereiro de 2020, terça-feira, das 19h às 21h30

Perfil do público
A oficina é destinada a interessados em geral com idade superior a 16 anos. A roda de conversa é indicada a interessados em trocar ideias e provocações sobre o sentido da vida, assim como conhecer mais sobre a obra de Viktor Frankl .

Algumas ideias importantes da logoterapia

  • Vontade da liberdade: a liberdade da vontade é um dos pilares da logoterapia e tem sido tratada por filósofos e pensadores de todas as épocas, que debatiam em torno da seguinte questão: “de que modo o homem é realmente livre”? (LUKAS, 1989).
  • Vácuo existencial: Frankl (1990) afirma que cada época tem sua própria forma de “neurose coletiva” e sua própria psicoterapia para lidar com ela. Se na época das experiências dos postos de aconselhamento para jovens, a maioria procurava auxílio em função de problemas sexuais, meio século depois, na década de 70, o que mais afligia os jovens era a questão do suicídio.

Informações essenciais

Valor de investimento

A roda de conversa é GRATUITA, como parte do processo de democratização do acesso à cultura.

Número de vagas disponíveis

60 vagas.

Processo de inscrição

Você ainda pode se inscrever, para a lista da segunda chamada. Todas as pessoas receberão uma confirmação de inscrição.

Sobre a convidada e o autor

Ana Clara Dumont

Psicóloga Clínica, Logoterapeuta, Comunicadora e Educomunicadora.

Sobre o criador da Logoterapia, Viktor Frankl

Viktor Emil Frankl, nasceu em Viena em 26 de março de 1905 e morreu em 02 de setembro de 1997. Doutor em medicina e psiquiatria e “doutor honoris causa” em diversas universidades do mundo inteiro, inclusive na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professor de Neurologia e psiquiatria na Universidade de Viena e de Logoterapia na Universidade Federal da Califórnia. Foi nos Estados Unidos,onde também lecionou como professor visitante nas Universidades de Harvard, Dallas e Pittsburg, que sua figura atingiu celebridade, apesar de suas teses contrariarem as correntes psicanalíticas dominantes ai. Como conferencista viajou por muitos países e esteve no Brasil em 1984 (Porto Alegre), 1986 (Rio de Janeiro) e 1987 (Brasília). Durante a guerra, observou a si mesmo e a outros em situações limite nos campos de extermínio nazistas, seu “experimentum crucis”, e comprovou a essência do que é ser humano: numa situação desumanizadora, usar a capacidade de transcender e manter a liberdade interior. Foi considerado o médico da “doença do século XX”, decorrente do vazio existencial. Afirmou que “o homem, pôr força de sua dimensão espiritual pode encontrar sentido em cada situação da vida e dar-lhe uma resposta adequada”. A vida e a obra de Viktor E. Frankl é uma seqüência de fatos que se desencadeiam em um testemunho inquestionável do poder desafiador do espirito. Nos mostra como se pode viver humanamente se a busca de sentido é “resolvida”. Viktor E. Frankl coloca que a busca de sentido é uma exata e precisa definição da natureza humana. Escreveu cerca de 30 livros traduzidos em mais de 28 línguas, inclusive japonês, chinês e russo. Atualmente existem institutos Frankl de Logoterapia na Argentina, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, Israel, Itália, Peru, Porto Rico, África do Sul, Suécia e Estados Unidos.

Veja uma entrevista com Viktor Frankl