Semana da Ação Mundial 2016 foca na diversidade e por uma educação pública de qualidade (até 3 de junho)

30 maio 2016

Entre os dias 30 de maio e 03 de junho, a Semana de Ação Mundial (SAM) 2016 no Brasil focará na discussão da implementação e o monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE), sancionada em junho de 2014 e com vigência até 2024 (previsto pela lei nº 13.005/2014). Lançada pela Campanha Global pela Educação (CGE), é uma iniciativa que ocorre simultaneamente em mais de 100 países desde 2003 com o objetivo de envolver a sociedade civil em ações de incidência política em prol do direito à educação.

Coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com outros movimentos, organizações e redes do Brasil, a Semana também pressiona os governos para que cumpram os acordos internacionais da área – anteriormente, o Programa Educação para Todos (Unesco, 2000) e, agora, os compromissos do Marco de Ação Educação 2030 (Unesco, 2015).

O lema deste ano aqui é: Sem mais desigualdades, junt@s na diversidade, por uma educação pública de qualidade. Dessa forma, a Campanha chama atenção para toda a socidade monitorar as metas e as estratégias previstas ao segundo ano do Plano Nacional de Educação. O tema central envolve o Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi).

A proposta do evento é pressionar líderes e políticos brasileiros para que cumpram os tratados e as leis nacionais e internacionais, a fim de garantir educação pública, gratuita e de qualidade para todas(os).

Qualquer pessoa, grupo ou organização pode participar da SAM, discutindo o tema e realizando atividades em creches, escolas, universidades, sindicatos, praças, bibliotecas, conselhos, e secretarias, envolvendo todos os que se interessam pela defesa da educação pública, gratuita, e de qualidade no Brasil.  Acesse o site: http://semanadeacaomundial.org/2016/

Fonte: 3 Setor