Festival de férias “Arte em todo Canto”


19 junho 2013

Nas férias, o teatro da ONG Canto Cidadão será palco para apresentações gratuitas de espetáculos profissionais infantis. São três peças que prometem conquistar a plateia em julho.

 

Um musical sobre o folclore brasileiro com canções populares executadas ao vivo; adaptação de histórias já conhecidas do público infantil e um espetáculo de mímica e teatro físico são temas das apresentações que além de entreter também tem cunho educacional.

 

As exibições serão nos fins de semana, sempre às 16h, no teatro do espaço cultural Canto Cidadão, localizado à Rua Galeno de Almeida, 557, em São Paulo.  A distribuição dos ingressos será uma hora antes do espetáculo.

 

O “Arte em Todo Canto” é mais uma ação promovida pela ONG Canto Cidadão que está levando crianças da rede pública de ensino e de organizações sociais de São Paulo ao teatro. Cidadania, educação, meio ambiente e saúde são os temas dos espetáculos teatrais que os alunos estão assistindo, gratuitamente, desde maio. O programa termina em novembro e no total 15 mil crianças serão beneficiadas. Esta iniciativa conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Brasil e o patrocínio das empresas Leroy Merlin e Banco Safra.

 

Programação:

 

06/07 (sábado)   – “Uma jornada de João e Maria”

07/07 (domingo)  – “Quebra Nozes”

14/07 (domingo) – “Missão super hiper importante”

27/07 (sábado) – “Uma jornada de João e Maria”

28/07 (domingo) – “Quebra Nozes”

 

SINOPSES

 

Uma jornada de João e Maria – Duas crianças de uma pequena vila do sertão, João e Maria, um dia ouvem uma conversa dos pais acerca do que deveriam fazer diante da falta de comida. A escolha dos pais em abandonar as crianças, na esperança de que tivessem uma melhor sorte em outro lar, leva João e Maria a entrarem em uma jornada cheia de desafios, inimigos e aliados, que os obrigará a fazerem suas próprias escolhas.

 

A Lenda do Quebra Nozes – Espetáculo do folclore brasileiro com canções populares executadas ao vivo, inspirado no Ballet natalino de Marius Petipá – musicado por Tchaikovsky. Apresenta a história da menina Clara, que na tarde de seu aniversário ganha um presente de seu padrinho: um soldadinho de madeira achado no lixo de uma mansão. Este soldadinho de madeira é um quebra-nozes que fora utilizado por uma rica família nas festividades do Natal. Ao dormir ao lado do boneco, ele se transforma num soldadinho de verdade que enfrenta o Comandante Rato, um rato trapalhão que tentará impedir Clara de quebrar o feitiço que transformou o belo príncipe no soldadinho Quebra-Nozes. Feitiço este lançado pela invejosa e má Rainha dos Camundongos. Para que o dia do aniversário da menina seja inesquecível, o Quebra-Nozes a levará para conhecer o folclore do Brasil. O Bumba meu Boi, o Saci, as Cantigas de Roda, mamulengo e a Vitória Régia são alguns dos temas abordados neste espetáculo.

 

Missão super hiper importante  – Um espetáculo de Mímica e Teatro Físico que mostra três amigas que se divertem com a imaginação e vivem grandes aventuras sem sair de casa. Um dia, vão para uma ilha em uma Missão Super Hiper Importante: encontrar um livro encantado que irá revelar um grande segredo. Lá, elas cantam, dançam, brincam e veem histórias emocionantes, mágicas e surpreendentes.