Gastromotiva forma mais duas turmas de aprendizes em São Paulo


4 dezembro 2013

Na próxima quinta-feira dia 05/12, das 13h às 17h, as 11ª e 12ª turmas de aprendizes da Gastromotiva concluem o Curso Profissionalizante de Capacitação em Cozinha na Universidade Anhembi Morumbi no campus Centro, em São Paulo, onde as aulas são ministradas. Só nesse ano o curso – com quatro meses de duração – irá formar 200 aprendizes em São Paulo e 100 no Rio de Janeiro, com as duas primeiras turmas.

 

Como toda formatura, esse é um dia muito especial para os jovens que estão concluindo uma etapa importante de suas vidas. No caso dos "gastromotivados", é o dia de estrear oficialmente na cozinha: são eles os responsáveis pelo coquetel que será servido aos convidados – professores, familiares, parceiros e apoiadores da organização. Além disso, antes de finalizar a produção dos doces e salgados que serão oferecidos ao público, os alunos apresentam os resultados do Trabalho de Ação nas Comunidades (TAC), projeto que eles desenvolvem ao longo do curso para aplicar o aprendizado da sala de aula nas comunidades e em outras organizações próximas de onde moram. O tema deste ano foi "Alimentação Infantil" e, divididos em grupos, os estudantes criaram dinâmicas e propostas para pais e filhos abordando temas como a alimentação saudável e a importância de se comer frutas e legumes.

 

Em sete anos de atuação e quase 800 aprendizes já formados, a Gastromotiva, organização criada por David Hertz, promove a inclusão de jovens de baixa renda por meio da gastronomia social a fim de despertar o comprometimento com o trabalho e a postura profissional. Ao longo do curso, o aluno tem a oportunidade de validar o aprendizado na prática com estágios em bufês e restaurantes parceiros e, após isso, o aprendiz está apto a ingressar no mercado de trabalho ou planejar seu próprio negócio.

 

*O evento é aberto somente a familiares dos alunos, parceiros da Gastromotiva e imprensa.

 

Sobre a Rede Gastromotiva

 

A Rede Gastromotiva, formada por restaurantes e outros parceiros atuantes no mercado gastronômico, é um dos motores propulsores da organização. É ela, por exemplo, quem viabiliza os cursos de capacitação profissional que são oferecidos gratuitamente aos aprendizes do projeto, junto com o patrocínio de instituições como o Instituto Azzi, o Banco JP Morgan e a Accenture. Outro papel importante da Rede Gastromotiva é transportar a gastronomia social para a dimensão do mundo dos negócios. Os estabelecimentos colaboradores que patrocinam os alunos são os principais contratadores desses profissionais. Além disso, ao se comprometerem com a causa, os integrantes da Rede reconhecem e assumem sua responsabilidade social, tão vital hoje para a prosperidade de um negócio quanto o respeito e cumprimento às práticas de preservação ambiental.

 

Gastromotiva – www.gastromotiva.org.br