Globalizando estratégias e parcerias


15 fevereiro 2005

A Care Brasil, parte de uma rede mundial de organizações sociais que promovem o equilíbrio social, apresenta suas estratégias de parceria, dá dicas ao empresariado e comenta o Fome Zero.

A concentração da riqueza já faz parte do cartão postal da sociedade brasileira. Além de craques da bola, o mundo também reconhece o Brasil como um campeão nas desigualdades. Uma terra em que, apesar das benesses naturais e do “em se plantando tudo dá”, milhões de pessoas não consomem diariamente a quantidade recomendada de calorias. Apresentando a verdade sem eufemismos, fica a conclusão de que um número absurdo de brasileiros passam fome. E observando a evolução da produção nacional de alimentos (recorde na safra de grãos), fica claro que a origem da fome tupiniquim não é a falta de comida, mas sim a engrenagem social que não distribui a riqueza. Dados de 1999 do IBGE ratificam esta afirmação, ao darem conta que 10% dos mais ricos detêm 50% da renda, e 50% dos mais pobres são donos de apenas 10% da renda. Não restam dúvidas que nesta desequilibrada equação encontra-se o combustível das mazelas sociais.

A organização e seu desafio
Ciente da importância e do desafio que é a promoção social, a Care Brasil, organização não-governamental instalada localmente há dois anos, promove programas e parcerias em pontos distintos do Brasil, visando o “empoderamento” das comunidades, fomentando itens que elevem a qualidade de vida do cidadão, como moradia, infraestrutura sanitária, consciência de direitos civis e humanos, educação, saúde, renda, relação com a comunidade, lazer e cultura. Para quem conhece o Brasil, fica evidente que o desafio é homérico. Exatamente por isso a Care vem explorando toda a sua expertise local, e também de seus colegas ao redor do mundo, para criar uma rede de colaboradores que tem na parceria a fórmula para maximizar o atingimento dos resultados. Como enfatiza Vânia Ferro, diretora executiva da Care Brasil, “parceria é a palavra de ordem”.

A origem da Care International
Para entender melhor as atividades da organização, vale uma digressão: a Care é um movimento internacional que começou suas atividades no início dos anos 50 nos Estados Unidos, e hoje está presente em 60 países na América Latina, África, Ásia, Oriente Médio e Europa Oriental. Começou distribuindo suprimentos, mas hoje trabalha em conjunto com comunidades e famílias pobres, buscando aumentar sua capacidade de garantir seus direitos e de realizar suas aspirações. Fiel às suas origens, 25% do trabalho da organização no mundo está relacionado com a resposta a emergências, tanto as causadas por acontecimentos naturais, quanto por guerras. Os outros 75% dos trabalhos estão direcionados para projetos de longo prazo, com objetivos estratégicos de lutar contra a pobreza. Entendendo que o Brasil apresentava demandas muito evidentes, a Care International aprovou, em 1999, a criação não apenas de um escritório, mas de uma Care Brasil, uma organização brasileira, com seu próprio Conselho Deliberativo. Era o reconhecimento da necessidade e da capacidade local de empreender iniciativas em prol do equilíbrio social.

Importação e exportação de idéias
Desde a sua implementação, a Care Brasil vem experimentando modelos que poderão ser exportados. Segundo Vânia Ferro, uma das principais contribuições que a iniciativa nacional está desenvolvendo é o aperfeiçoamento do sistema de parcerias com entidades sociais presentes nas localidades apoiadas, as quais prestam imprescindível colaboração na conquista dos objetivos determinados. “A experiência do Brasil é importante porque existem exemplos de Care fora do Brasil que concentram a execução dos seus programas, chegando a ter mais de 500 pessoas envolvidas”, comenta Vânia. Mas a multinacionalidade da organização também proporciona uma série de benefícios para a Care Brasil. “É uma via de mão dupla”, lembra Vânia Ferro. Através do contato com colegas de várias partes do mundo, a Care Brasil tem acesso, por exemplo, a ferramentas de gestão com eficiência comprovada e a valiosas estratégias de relacionamento com a iniciativa privada, na busca pela captação de recursos.
 E por falar em fontes de financiamento, a Care Brasil está em processo de transição da origem de seus recursos financeiros. Atualmente, 95% do dinheiro aplicado em seus programas vêm de fora do Brasil, especificamente da Care Estados Unidos, Care França, Care Reino Unido, Fundação Hewlett e Fundação Kellog. O direcionamento e a meta são os seguintes: crente que o Brasil é um país rico, mas com má distribuição de riqueza, a estratégia é substituir o dinheiro que vem de fora por recursos advindos de parcerias com o empresariado e o governo locais. Vânia Ferro, diretora executiva da Care Brasil, ressalta que “se estivéssemos em um país miserável da África, por exemplo, não faria sentido buscar recursos localmente”. “Mas não é o caso do Brasil”, dispara ela. Ela afirma, ainda, que se faz necessária uma mudança de cultura do setor privado, em busca do real envolvimento com o processo de transformação social. “Não basta somente dar dinheiro.”, complementa ela. A meta da Care Brasil é, já no ano fiscal de 2004, captar localmente 20% de seus recursos, e, no ano seguinte, ao menos 50%. Para atingir seus objetivos, alinhará sua caminhada pelas pegadas deixadas na Inglaterra e na Holanda. Nestes locais, o empresariado está sendo convocado para fazer parte efetiva das ações sociais, interagindo e fomentando a participação de seus colaboradores (todos os stakeholders) com as comunidades atendidas. Desta forma, é desenvolvido um senso de propriedade, fortalecendo a parceria em benefício de todos.

Multiplicadora de conhecimento
 Da mesma forma que a Care Brasil emite e recebe informações importantes de suas parcerias internacionais, há uma política de multiplicação de informação junto às organizações locais. As principais contribuições dizem respeito ao ferramental de demonstração financeira (fundamental para a transparência), e à fluência de processos internos, potencializadores de agilidade e eficiência das organizações. Segundo Vânia Ferro, “a profissionalização é indispensável para a sobrevivência e ampliação das iniciativas sociais, e a Care Brasil segue o exemplo de outros países na democratização de informações e ferramentas que possam auxiliar as organizações locais”.
Parceria com o governo e o Fome Zero
A Care Brasil enxerga com naturalidade a parceria com o primeiro setor, seja na esfera municipal, estadual ou federal. O importante é haver uma sintonia nos objetivos sociais. Há forte participação de organismos governamentais em programas já implementados pela Care Brasil. Porém, segundo Vânia Ferro, há o direcionamento de não ter mais de 15% de seus recursos provenientes do primeiro setor. Ainda segundo ela, o Fome Zero é uma excelente oportunidade para a criação de uma rede sinérgica de organizações norteadas pelo mesmo objetivo. Ela aproveita para dizer que o programa do governo federal foi muito elogiado por seus colegas em diversos locais do mundo, especialmente na Europa. Ainda segundo Vânia Ferro, não deve haver a preocupação por parte das organizações sociais com relação à migração de recursos para o Fome Zero. O que deve haver é a busca por parcerias, tanto com o governo quanto com novas frentes.

Recado às entidades sociais e ao empresariado
O conceito mais forte que fica após o contato com esta organização nacional, mas que conta com a expertise internacional de décadas, é que se faz necessário a profissionalização do terceiro setor, assim como um investimento no trabalho em conjunto e na cooperação entre as organizações sociais. Isto porque os efeitos necessários são transformadores quando atingem de forma maciça o seu alvo. E isto requer a integração de entidades, governo e empresas. Todos têm a ganhar nesta grande parceria intersetorial. O governo, na conquista de fortes aliados na execução de suas políticas, as organizações sociais com o apoio e as empresas, que recebem em troca reconhecimento de seus clientes, além da profusão de valores éticos e humanitários, tão questionados recentemente.
 É desta forma, apostando na força das parcerias, que a Care Brasil busca cumprir sua missão de somar esforços até o fim da pobreza. Para conhecer os seus programas em andamento, acesse www.care.org.br.
 

CARE Brasil
Fone: 3037-2937
Rua do Paraíso, 585
04103-001 – São Paulo/SP
www.care.org.br

<!– AddThis Button BEGIN –>

 

[removed]// <![CDATA[
var addthis_config = {"data_track_addressbar":true};
// ]]>[removed]
[removed][removed]
<!– AddThis Button END –>