Instituto lança literatura voltada para a Terceira Idade


9 janeiro 2017

O Instituto História Viva, que desenvolve atividades para idosos hospedados em casas lares, abrigos e hospitais, criou um projeto chamado ‘Ouvir e Contar’. A iniciativa já está sendo colocada em prática nas cidades de Curitiba, Maringá e São Paulo e consiste em ouvir histórias de idosos, dar um toque literário para elas e as transmitir para crianças, que criam uma arte a partir do que ouviram. Agora, a ideia é reunir essas histórias e artes em um livro que converse diretamente com idosos em estado de fragilidade física e emocional.

A obra também reservará algumas páginas para dar dicas de como estimular os idosos a contarem episódios interessantes de suas vidas e sobre como é possível desenvolver uma escuta ativa para atender à terceira idade. São crônicas de humor e contos que fazem uso de uma linguagem simples e apresentam personagens reais da cultura brasileira com faixa etária acima de 60 anos. São temas regionalistas que contêm culinárias de época, tradições e costumes.

Para colocar em circulação uma tiragem inicial de mil exemplares do livro intitulado ‘Histórias para Idosos’, a entidade abriu um projeto no Catarse a fim de arrecadar R$ 9.243. Toda a venda dos livros será revertida para o Instituto História Viva manter seus treinamentos e a gestão de seus voluntários contadores de histórias.

Para entender melhor o projeto e participar da campanha, basta acessar a página do Catarse em: https://www.catarse.me/livro_historias_idosos

Fonte: Observatório do Terceiro Setor