São 300 vagas para jovens monitores culturais para trabalharem em 96 espaços, como centros culturais, casas de cultura, teatros, bibliotecas, museus, arquivo histórico e até departamentos da Secretaria Municipal de Cultural (SMC). O edital do Programa Jovem Monitor Cultural está aberto e recebe as inscrições dos interessados até 23 de janeiro.
Os requisitos para essas oportunidades são: possuir entre 18 e 29 anos, ter concluído o ensino médio, morar na cidade de São Paulo há pelo menos um ano, pertencer prioritariamente à família de baixa renda, e escolher atuar na região da subprefeitura onde mora, nas subprefeituras vizinhas ou na subprefeitura da Sé.
A capacitação é de 30 horas semanais, divididas em: seis horas de formação teórica, às segundas-feiras, com reflexões relativas à área da cultura, às juventudes e à diversidade, e os outros dias, 24 horas de formação prática no espaço cultural para participar do dia a dia, das atividades e do seu funcionamento. O jovem ainda recebe uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.000,00 somada ao auxílio-refeição e ao bilhete único mensal integrago entre ônibus e metrô.
A ideia dessa formação é ampliar o repertório desse jovem e que eles experimentem na prática os aspectos da gestão cultural. Também terão contato com uma perspectiva teórica sobre questões que envolvem as juventudes e as manifestações culturais, o direito à cidade, as questões étnico-raciais e de gênero e a participação na transformação da sociedade. Já passaram 770 participantes dessa ação em todas as regiões de São Paulo, do centro até as periferias.
Para acessar o edital e ter mais informações, acesse aqui: bit.ly/inscricaoPJMC
Fonte: Observatório do Terceiro Setor