Marcha Virtual por um mundo livre do trabalho infantil


16 setembro 2013

A menos de um mês da III Conferência Global sobre o Trabalho Infantil, os internautas têm a oportunidade de somar esforços ao movimento global contra o trabalho infantil.  Doando simbolicamente a imagem de seu perfil no Twitter ou Facebook (https://www.facebook.com/GCChildLabour/app_658291787531447), os usuários ajudarão virtualmente a percorrer o trajeto entre Haia, na Holanda, sede da última Conferência, e Brasília, que entre os dias 8 e 10 de outubro de 2013 receberá o evento mundial. Cada pessoa que apoiar a iniciativa estará também contribuindo com 100 metros simbólicos dessa trajetória de mais de 8 mil quilômetros que separam as duas cidades. No mesmo aplicativo os usuários poderão conhecer a situação das crianças e adolescentes afetadas/envolvidas/sujeitadas ao trabalho infantil, além das iniciativas desenvolvidas para eliminar o problema.

 

De acordo com estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de 2008, no mundo todo 215 milhões crianças e adolescentes estão em situação de trabalho, e mais da metade estão expostas às suas piores formas. As metas estabelecidas pela comunidade internacional fixaram o ano de 2016 como o limite para a erradicação das piores formas de trabalho infantil.

 

A III Conferência Global sobre Trabalho Infantil será uma oportunidade de fazer um balanço dos progressos alcançados desde a adoção da Convenção nº 182 da Organização Internacional do Trabalho sobre a eliminação das Piores Formas de Trabalho Infantil, bem como de propor medidas para acelerar a ação rumo à meta de 2016, tendo em conta as experiências mais exitosas que estão em curso nos cinco continentes. Presidida e organizada pelo governo brasileiro, esta Conferência conta com o apoio da OIT e reunirá delegações de 193 países, que serão formadas por representantes dos governos, organizações de trabalhadores e empregadores e sociedade civil.

 

Por meio do aplicativo da Marcha Virtual, os internautas podem somar-se aos esforços globais, contribuindo com suas fotos para formar o símbolo mundial da mobilização contra o trabalho infantil, o catavento, que chegará à Conferência em Brasília. O catavento de cinco pontas foi escolhido como símbolo mundial de combate ao trabalho infantil por ser representativo dos cinco continentes, da diversidade, também carregando o significado de movimento e sinergia, simbolizando a necessidade constante de ações em prol da eliminação do trabalho infantil.

 

Percorrendo virtualmente os mais de 8.000 km entre Haia e Brasília, todas e todos podemos, como cidadãos, contribuir com a causa mundial de eliminar o trabalho infantil.

 

Serviço

 

O que: Campanha virtual “Por um mundo livre do trabalho infantil”

Onde: https://www.facebook.com/GCChildLabour/app_658291787531447

Iniciativa: OIT, Governo Brasileiroe Marcha Global contra o Trabalho Infantil e Fundação Telefônica.

 

Contatos:

Christina Velho

christivelho@gmail.com ou VISITOR3BRA@oitbrasil.org.br

(61) 8110.0728 / 9264.7887 / 2106.4626

Severino Goes

goes@oitbrasil.org.br

(61) 9981.2187 / 2106.4625

 

Fonte: ANDI