Mobilidade em São Paulo


9 dezembro 2013

A partir de janeiro, São Paulo vai contar com 140 linhas de ônibus circulando entre 0h30 e 4h, divididas em dois sistemas, estrutural e local. 

 

No total, para atender todas as linhas, serão utilizados 430 ônibus, dos mais de 15 mil que atendem a cidade. Hoje, 98 linhas funcionam durante a madrugada, porém sem conexão. A proposta é que nesse novo estágio, a circulação ocorra de forma mais coesa e interligada.

 

As linhas, já apelidadas de “corujões”, percorrerão vias principais da cidade, como as avenidas Faria Lima e Paulista, com intervalos médios de 15 minutos. A nova operação custará R$ 5 milhões por mês, superando os R$ 2 milhões gastos atualmente.

 

As linhas que atenderão o sistema estrutural vão passar por estações do Metrô e da CPTM e devem percorrer distâncias maiores entre as regiões da cidade.

 

No sistema local, a circulação será entre regiões com demandas altas, durante a madrugada, como Vila Madalena e Baixo Augusta, e os terminais de ônibus.

 

As empresas de ônibus devem ser remuneradas, na operação “corujão”, por quilômetro rodado, e não por passageiros, como é feito normalmente. A medida garantiria o lucro das empresas mesmo com a baixa demanda. Atualmente, durante a semana 15 mil pessoas circulam na madrugada pelos ônibus de São Paulo, no fim de semana são 25 mil. 

 

Faixas exclusivas para ônibus

 

São Paulo ganhou nesta segunda-feira (9) mais 7,7 quilômetros de novas faixas exclusivas para ônibus em diversas regiões da cidade. Com as novas implantações, a ‘Operação Dá Licença para o Ônibus’ atinge a marca de 282,8 quilômetros de vias segregadas para aumentar a velocidade do transporte coletivo, inauguradas em 2013.

 

No início do ano, a meta da Prefeitura era implantar 150 quilômetros de faixas exclusivas até 2016. O objetivo foi ampliado, em junho, para 220 quilômetros de vias segregadas até dezembro, mas a marca foi atingida no início de outubro. A expectativa é que até o fim de 2013 entrem em operação 300 quilômetros de faixas para ônibus. O Programa de Metas 2013-2016 prevê ainda a construção de 150 quilômetros de corredores de ônibus.

 

Um estudo preliminar divulgado em setembro pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apontou que a velocidade média dos ônibus que circulam por 77 novos trechos de faixas exclusivas aumentou em 45,7%. De acordo com os dados, a velocidade média dos coletivos era de 14,3 km/h e, após a implantação das faixas, passou para 20,8 km/h.

 

Fonte: Revista Brasileiros