[Nossa História] O acordo de responsabilidade do nosso voluntariado

Canto Cidadão
19 outubro 2023

Nas quintas de #TBT vamos relembrar a extensa história do Canto Cidadão ao longo desses 21 anos. Hoje vamos contar um pouco sobre o “Acordo de Responsabilidades” que temos com nossos elencos voluntários:

“De 2016 para 2017, o Canto Cidadão colocou em prática o que chamamos de “Acordo de Responsabilidades”. O acordo, firmado entre o Canto e cada voluntário(a) individualmente, é um combinado que estabelece quantas atividades de atuação junto ao público final aquela pessoa voluntária vai realizar no semestre, seja no hospital, na escola, em instituição parceira ou na nossa sede. O acordo tem vigência semestral, e além das atividades, estabelece uma carga horária mínima de treinamento continuado pra um aprimoramento contínuo dos nossos elencos voluntários.
A cada final de semestre fazemos uma assembleia com os voluntários e voluntárias pra incorporar ajustes no acordo e falar sobre tudo que diz respeito ao relacionamento entre o Canto Cidadão e o voluntariado. Com isso, nós conseguimos ampliar o tempo de permanência dos(as) voluntários(as), que é, em média, acima de 5 anos.
Os(as) voluntários(as) que foram permanecendo são aqueles(as) que realmente se comprometeram e vêm compreendendo o voluntariado como algo recorrente no seu cotidiano. Atualmente, o mínimo de seis atividades por semestre implica que o(a) voluntário(a) vai estar envolvido em alguma atividade relacionada ao Canto cerca de duas vezes por mês, seja em atividade junto ao público final ou em atividade de treinamento.
Com isso, vamos aprimorando continuamente a competência da atuação e aumentando a confiança das instituições em relação ao trabalho voluntário do Canto. Já são mais de 6 anos da implementação do “Acordo de Responsabilidades”, e acreditamos que cada vez mais o voluntariado só faz sentido quando feito com responsabilidade, seriedade e comprometimento, mas sem perder a sua alegria e a sua vontade de transformação na vida de quem incorpora o voluntariado na sua rotina.”

Viva o voluntariado!