O elemento água está em pauta


15 outubro 2005

A importância da sensibilização e da educação das atuais e futuras gerações para uma atuação responsável em prol da sociedade e do meio ambiente.

Parece-nos óbvio afirmar que a água é fundamental para o planeta. Tampouco precisamos destacar que nela surgiram as primeiras formas de vida, e a partir daí as formas terrestres, que só conseguiram sobreviver pelo desenvolvimento de mecanismos fisiológicos capazes de retirar água do meio e retê-la em seus próprios organismos. Nesta mesma linha de raciocínio, também não se faz necessário concluirmos que a evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água, e que portanto devemos tratar este elemento com atenção prioritária. Mas afinal, se a exposição destas questões é dispensável, uma vez que se tratam de obviedades, qual o motivo de ocupar tão nobre espaço com elas? A razão de abordarmos o tema está diretamente ligada à necessidade de mantê-lo em pauta, pelo menos até o momento em que a sua obviedade e notoriedade forem revertidas em ações práticas incorporadas ao dia-a-dia dos usuários e dependentes do precioso H2O. E manter o tema em pauta constantemente é uma contribuição que os meios de comunicação podem dar ao processo de sensibilização e educação das atuais e futuras gerações. Além dos meios de comunicação, governamentais ou privados, fortes aliados à causa também se apresentam no front do Terceiro Setor, terreno de iniciativas coordenadas pela sociedade civil organizada.

Datas comemorativas?
A presente coluna objetiva, como já fortemente evidenciado, ressaltar a importância das ações de conscientização dos atores sociais para a correta e saudável interação com o meio ambiente. O elemento água, declarado protagonista, merece especial destaque uma vez que comemoramos no final do mês de março o Dia Mundial da Água e, ainda, durante o ano de 2003, o Ano Internacional da Água Potável. Sem dúvida alguma são duas importantes datas comemorativas. Mas existem motivos para comemorar?
A Declaração Universal dos Direitos da Água apresenta, em seu artigo terceiro, a seguinte informação: “os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.” Trazendo o foco da observação para o nosso país, encontramos alguns dados que contradizem a correção da afirmação acima, dando-nos uma pequena amostra do tipo de tratamento que nós, brasileiros, estamos dispensando ao elemento água, e suas conseqüências: o último censo do IBGE revela que cerca de 1/4 das residências do país não contam com serviço de água potável e quase metade não tem serviço de esgoto. A ausência deste saneamento básico é a causa de 80% das doenças e de 65% das internações hospitalares no Brasil, cujos gastos anuais com doentes por estas causas são da ordem de US$ 2,5 bilhões, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Mais uma constatação: segundo dados do Sistema Único de Saúde, a cada R$ 1,00 investido em saneamento, as cidades economizam R$ 5,00 em medicina curativa da rede de hospitais e ambulatórios públicos. Quer mais um motivo para cuidar bem do elemento água, levando-se em consideração somente a questão do saneamento? A pobreza, combinada com baixos índices de saneamento básico, é responsável pela morte de uma criança a cada dez segundos. Apenas alguns dados já nos trazem a real importância de conscientizar para transformar realidades. Outro fato agravante reside no fato de existir uma falsa idéia de que os recursos hídricos são infinitos. Realmente há muita água no planeta, mas menos de 3 % da água do mundo é doce, da qual mais de 99% apresenta-se congelada nas regiões polares ou em rios e lagos subterrâneos, o que dificulta sua utilização. Portanto, o momento de agir é agora. Não podemos, literalmente, deixar a água escorrer ralo abaixo sem a devida atenção.

Enfrentando a maré
Entendendo o sentido de urgência no tratamento das questões ecológicas – com grande destaque para os recursos hídricos – , a organização a ser apresentada neste espaço desenvolve metodologias de estímulo a novos hábitos e comportamentos, incentivando a participação cidadã na preservação do meio ambiente, por meio de campanhas educativas, cursos e oficinas, seminários, trilhas monitoradas em parques urbanos e produção de materiais de apoio. Trata-se do Instituto 5 Elementos, entidade civil sem fins lucrativos que está completando 10 anos de existência. Tem como missão oferecer à sociedade programas que priorizam as áreas de educação, saúde e meio ambiente. É princípio e valor do 5 Elementos gerar e difundir formas de conhecimento que contribuam para o desenvolvimento da Educação Ambiental, através de projetos e materiais didáticos. Os materiais didáticos são resultados das pesquisas que embasam os projetos, visam instrumentalizar e possibilitar o aprofundamento dos temas ambientais promovendo o exercício da cidadania.

Pensamento estratégico
Assim como os empreendimentos com fins lucrativos, as iniciativas sociais devem levar em consideração o planejamento estratégico.  A verdade é que o planejar deve fazer parte constante do cérebro da organização, transformando as suas decisões em ações coordenadas e sinérgicas. Afinal de contas, os representantes do Terceiro Setor não possuem munição a ser desperdiçada. Insistimos que o intenso e profundo entendimento dos caminhos a seguir aumenta as chances de os tiros serem certeiros. O Instituto 5 Elementos apresenta uma definição interessante para o item em questão: “Primeiro, tenha um sonho. Em seguida, faça-o acontecer. A isto chamamos de planejamento estratégico”. Movido por esta crença, o Instituto dá um belo exemplo e apresenta claramente as suas linhas de atuação para o intervalo de 3 anos. Mais importante do que expor o resultado deste planejamento, vale a dica para os gestores sociais: reflitam intensamente sobre o cenário atual de suas atividades; então, tracem cenários futuros, de curto, médio e longo prazo, imaginando condições otimistas, realistas e pessimistas; o passo seguinte consiste em considerar os esforços e investimentos materiais e humanos necessários para alcançar cada um dos cenários, levando em conta as questões externas, porém pertinentes, para as suas iniciativas; e, durante a jornada, estejam sempre atentos aos possíveis ajustes que possam se fazer necessários.

Atividade voluntária
O voluntariado faz parte da cartilha do Instituto 5 Elementos, uma vez que a organização reconhece nele um apoio que enriquece e qualifica suas atuações, sendo um exercício de cidadania participativa e consciente. O trabalho acontece por projetos, ou seja, cada projeto tem sua necessidade e perfil de voluntário. Também existem voluntários na área administrativa, dando grande auxílio nas tarefas no cotidiano. Normalmente o voluntário escolhe um período para prestar serviços uma vez por semana, e é acompanhado por um técnico/profissional da instituição, que esclarece suas dúvidas e supervisiona seu trabalho. O que chama a atenção para este programa de do Instituto é a forma de recrutamento de voluntários, que tem o seu início através da parceria firmada junto ao Centro de Voluntariado de São Paulo, onde os interessados assistem inicialmente a uma palestra, buscando entender todos os aspectos relacionados ao trabalho voluntário. Desta forma, a pessoa segue para a atividade com outro grau de entendimento, providencialmente sintonizada com os direitos e deveres.
Dados da organização indicam que cerca de 20 voluntários colaboraram diretamente em um período de 5 anos,  em diferentes áreas, como biologia, informática, direito, pedagogia, fotografia e outras atividades. Vale lembrar que o Instituto possui voluntários fixos que atuam no Instituto há mais de 3 anos, dando evidências de que um programa de voluntariado bem concebido e gerenciado traz resultados inquestionáveis. (Confira no box o telefone do Centro de Voluntariado de São Paulo)

Captação de recursos
Uma vez que a organização elabora projetos de educação ambiental para públicos diferentes, existe uma busca constante por parceiros que auxiliem na viabilização das ações. Mais uma vez fica nítida a importância da parceria, do olhar para fora da entidade, identificando potenciais aliados. Outro passo no processo do Instituto é o desenvolvimento de pesquisas que levantem instituições ou empresas com o perfil adequado para patrocinarem determinados projetos, fazendo com que exista uma afinidade entre o apoiador e a causa em questão. Desta forma, o comprometimento e o sendo de participação aumentam muito, uma vez que fica evidente o real valor da iniciativa, motivando o apoiador a potencializar as suas contribuições financeiras, materiais e humanas.

Concurso em defesa da água
E como elegemos a água o protagonista deste espaço, não poderíamos encerrá-lo sem antes apresentar uma contribuição que o Instituto 5 Elementos vem dando – o concurso "Sede de Viver – Água Tratada, Vontade Saciada". Esta iniciativa visa estimular e reconhecer o empenho das escolas do ensino fundamental do estado de São Paulo que desenvolvem, junto aos alunos, trabalhos de conscientização sobre a importância da água. A realização do concurso se dá a partir de uma parceria com a empresa de filtros para água Cuno Latina, que no decorrer de um processo de quase três anos vêm acreditando na importância dessa idéia como um instrumento de difusão da temática da água na sociedade. A parceria tem como norte o desenvolvimento de um projeto de amplitude sócio-ambiental junto à comunidade escolar. Os principais objetivos são: incentivar as escolas na busca de informações a respeito de poluição e o desperdício da água e a promoção do interesse e da mobilização pela questão da qualidade da água. A avaliação para a escolha dos melhores projetos é feita por uma comissão formada por representantes das instituições organizadoras, além de convidados da área de educação e personalidades de destaque na área ambiental. As escolas vencedoras ganharam um sistema completo de filtração de água de acordo com as suas necessidades. (Saiba mais no box ao lado)
Alguns dados históricos da evolução do concurso: em 2001, participaram 21 escolas, 278 professores e 13.696; já em 2002, concorreram 51 escolas, 1.268 professores e 27.431 alunos. Uma notável evolução, demonstrando o espaço que existe para iniciativas bem planejadas e executadas, envolvendo elementos da sociedade civil – especialmente junto aos jovens em formação – na inadiável tarefa da conscientização.
Certos de que a educação contínua é o caminho, trazemos mais uma parte da Declaração Universal dos Direitos da Água, agora o seu artigo primeiro, temos que “a água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.” E você, vai lavar as mãos?


  

Box Centro de Voluntariado de São Paulo
Centro de Voluntariado
Fone: (0xx11) 3266-5477
www.voluntariado.org.br

Box Concurso "Sede de Viver – Água Tratada, Vontade Saciada"

Público-alvo: Participarão do concurso escolas públicas e particulares de ensino fundamental do Estado de São Paulo que desenvolveram em 2002 ou desenvolvam em 2003 projetos sobre o tema “Água” de forma multidisciplinar.
Objetivos: O concurso visa motivar as escolas a realizar trabalhos sobre a preservação da água.
Prazo de inscrição: de 18 de março a 18 de junho de 2003.
Contato 5 Elementos: Mônica Renard e Ana Amélia, telefone (11) 3871-1944 ou pelo e-mail sededeviver@5elementos.org.br

5 Elementos  em números:

„X 20 voluntários em um período de 5 anos
„X Concurso "Sede de Viver – Água Tratada, Vontade Saciada":
„« Na tabela abaixo podemos observar o crescimento do Concurso na segunda edição.
Indicadores                          2001            2002
Escolas Estaduais                   5               28
Escolas Municipais                 7               13
Escolas Particulares                9               10
Total de Escolas                    21               51
Total de Professores            278             1.268
Total de Alunos                 13.696          27.431

Voluntariado

„« Áreas: biologia, informática, direito, pedagogia, fotografia e outras atividades administrativas.


  
Contatos:
Instituto 5 Elementos
Rua: Caio Graco 379 – Lapa – São Paulo/SP – Brasil
Cep: 05044-000 Tel/Fax: (011) 3871-1944
www.5elementos.org.br

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