O ovo, a galinha e a educação para a cidadania


6 maio 2013

Alguns temas são imortais. A educação possivelmente tem posição de destaque nesse rol, tal como um zap para quem gosta de truco. Como sempre fui um jogador de cartas mequetrefe (o que me rendeu constrangimentos no período universitário), escolho outras analogias para aplicar luz ao tema. Antes, porém, vale lembrar que em quaisquer momentos da história onde floresceram grupos humanos com algum ou muito apreço pela vida, a educação, em suas diversas matizes, se fez presente e pulsante. O que veio primeiro? O ovo ou a galinha? Típica pergunta serelepe que aguça a curiosidade de crianças e adultos que não desistiram de investigar o mundo. Na relação umbilical entre cidadania e educação, a dúvida não é diferente. O que vem primeiro em uma sociedade? A maioridade cidadã ou a estrutura educacional? Primeiro se aguarda a revelação espontânea de cidadãos éticos, talentosos e empáticos para depois se providenciar educação de qualidade? Ou primeiro se investe competente e apaixonadamente em educação para se ver nascer uma comunidade solidária e justa? Nesses casos complexos, talvez mais valha a compreensão do que a definição. Mais vírgulas e menos pontos finais. Na antiguidade grega existia um processo denominado Paideia, por meio do qual crianças e adolescentes se inspiravam nos mestres vivos, e nos heróis mitológicos já idos, para nutrir o seu compromisso com a descoberta de seus talentos e a sua oferta para o bem da coletividade. Antes das técnicas, a ética. Até porque, pensavam os eles, sem valores positivos orientando os indivíduos, a instrumentalização, inclusive a leitura e a redação, poderia ser usada de forma equivocada, tirana, aprisionando mais do que libertando. Talvez a ética seja um tempero essencial para se lidar com a equação envolvendo o ovo e a galinha, a educação e a cidadania. Em uma sociedade, ainda que primitiva em termos culturais e tecnológicos, onde vibra a ética em sua essência, ou seja, o estado de alma que aproxima o homem dos deuses (maneira como os gregos antigos a enxergavam), imagina-se uma gestão mais possível entre as causas e consequências. Em uma sociedade repleta de fontes culturais e alternativas tecnológicas cada vez mais aumentadas e disponíveis, ainda que muitas vezes em estado bruto, não parece ser diferente. A ética ainda se apresenta como locomotiva da esperança, terreno fértil, útero de relações humanas que gerem mais qualidade de vida a um número cada vez maior de pessoas. Como a proposta é compreender mais do que definir, por que não aproximar educação e cidadania? Quem sabe o namoro entre elas conceba um espírito protagonista nos indivíduos, uma força individual, conectada a uma rede que a todos inspira, capaz de propor, fiscalizar e ajustar os assuntos de interesse público? Muito se fala sobre a postura excessivamente passiva dos brasileiros em relação ao que é de todos, mas que muitas vezes parece estar sendo cuidado por ninguém. Diz-se que o brasileiro reclama pouco e quando o faz normalmente é na mesa do bar, em discursos frágeis que se perdem quando chega a próxima rodada de cerveja. Será que o brasileiro, então, não leva consigo o gene da defesa de seus direitos? Alguns dados podem ajudar na exploração da dúvida. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou em março de 2013 que recebe, diariamente, em seus canais de atendimento, trinta mil reclamações de clientes insatisfeitos com os serviços prestados pelas companhias prestadoras de serviços no segmento (telefonia, tv a cabo etc). Isso não parece confirmar a tese de que o brasileiro é frágil no esporte da reclamação. Quando a linha não completa a chamada, a internet móvel não funciona, ligações não reconhecidas aparecem na conta, os usuários desses serviços particulares colocam a boca no trombone e assopram com cada vez mais força. No entanto, observando-se o relatório emitido pela ouvidoria da prefeitura de São Paulo relativo a 2012, percebe-se que ao longo de 12 meses, em uma cidade com quase 12 milhões de cidadãos, foram registradas nos canais de oficiais de reclamações, sugestões e elogios da ouvidoria, a intrigante quantidade de 11.929 protocolos abertos. Ou seja, um em cada 10 mil paulistanos efetivou formalmente alguma reclamação. Seria falta de motivos para reclamar (hipótese pouco provável dados os desafios enormes que a cidade ainda possui) ou falta de protagonismo individual, ou ainda, pessoas educadas para o exercício da cidadania, quando estão em pauta os tais assuntos de interesse coletivo? A questão vai além da reclamação pela reclamação. Como nos antigos reclames publicitários, que buscavam chamar a atenção dos clientes para o produto ou serviço exposto, o objetivo e sentido da reclamação é a demonstração de vigilância, derivada do real interesse do reclamante, ampliando-se as chances de respostas afirmativas pelos responsáveis pelos serviços deficitários. Os serviços privados de telefonia vêm melhorando muito mais velozmente que os serviços públicos como educação e saúde. Não dá para forçar a barra e dizer que aqueles já estão excelente, mas em comparação com estes a evolução parece irrefutável. A gigantesca diferença entre a quantidade de reclamações nos dois tipos de serviços e a velocidade das mudanças seria apenas uma coincidência? Uma pista para compreender a motivação da reclamação pode estar relacionada à clareza sobre quem está pagando a conta. O indivíduo sente o golpe explicitamente em seu bolso quando chega a fatura mensal da telefonia. Menos clara é a relação com a maior parte dos tributos, que são embutidos nos preços e não oferecem a chance de visualização de quanto representam na conta final. Uma medida já adotada em diversos países é a separação, no recibo da compra, daquilo que é o valor do produto ou serviço e daquilo que é a sua tributação, ou seja, a contribuição de cada um para que os direitos de todos sejam atendidos com qualidade. A escola, berço principal da educação formal e complemento importante na educação de valores humanos, é terreno indispensável para o plantio de mais consciência e atitude protagonista. Pode-se até criar um conteúdo específico para se tratar desses temas relacionados à cidadania, mas, ainda mais importante do que o currículo acadêmico, é o verdadeiro interesse dos comandantes da educação em espalhar essas sementes em toda a estrutura, pública ou privada, para que se reverbere no alunato a vontade e a competência de ser vigilante e atuante nos assuntos de interesse coletivo. Fora das escolas, a sociedade civil organizada, o terceiro setor, capitaneada por protagonistas entusiasmados por suas causas, tem papel cada vez mais fundamental para a ampliação do processo de desenvolvimento da musculatura cidadã, sensibilizando, informando e capacitando mais e mais pessoas. Sem ovo não se faz a galinha; sem galinha não se faz ovo. Sem cidadania não se faz educação; sem educação não se faz cidadania. Sem ética aplicada e apaixonada unindo os pontos desse caminho não se rompem os laços atrozes e históricos de culto à ignorância, que há tempos alimenta desequilíbrios e injustiças, deixando na mão de poucos as cartas mais importantes do baralho.