Pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP mostra que a presença de obesidade infantil pode ter influência em algumas das habilidades cognitivas necessárias ao aprendizado. Já a prática de atividades físicas está entre os fatores que protegem a cognição das crianças.
O estudo da fonoaudióloga Patrícia Aparecida Zuanetti analisou habilidades importantes para o aprendizado de crianças, além de seus níveis de leitura e escrita. Entre as verificadas, estão memória de trabalho fonológica, consciência fonológica, atenção focada e flexibilidade cognitiva e a nomeação automática rápida.
Foi analisada ainda a flexibilidade cognitiva, que é a capacidade em alternar entre dois estímulos, conseguindo focar a atenção em ambos e utilizar cada habilidade de acordo com o necessário; no teste, as crianças tinham de ligar números e letras em ordem alfabética e numérica de modo alternado.
Também fizeram parte dos testes a atenção focada, que é a capacidade de manter o foco em somente um único estímulo, seja este auditivo, visual ou de outra natureza; e a nomeação automática rápida, relacionada à velocidade de processamento – o tempo que uma pessoa leva para realizar a tarefa de nomear estímulos visuais. Todas as crianças analisadas tinham entre 8 e 12 anos de idade, 14 delas com diagnóstico de obesidade. A pesquisa foi orientada pela professora Marisa Tomoe Hebihara Fukuda, da FMRP.
Fonte: Andi