[Perfil da Equipe] Isabela Mello – Coordenadora de Voluntariado (EnCanta)

Canto Cidadão
6 novembro 2023

Desejamos uma boa semana para todos e todas! Nesse novo quadro, vamos conhecer um pouco mais sobre as pessoas que estão por trás da equipe interna do Canto Cidadão! Hoje entrevistamos a Isabela Mello, Coordenadora de Voluntariado:

Idade e onde nasceu? 24 anos, São Paulo-SP

Qual sua função no Canto Cidadão? Coordenadora de Voluntariado – EnCanta

Como foi o processo de entrada na equipe do Canto? Eu nasci pouco antes do Canto Cidadão (em 1999), rs, mas desde pequena faço parte da ONG como espectadora, pois sou filha do Felipe. Então, sempre soube que queria ser voluntária e, se houvesse a oportunidade, fazer parte da equipe. Em 2018, com 18 anos, tive a oportunidade de começar a estagiar no Canto, por meio da faculdade de Pedagogia, e de lá pra cá fui evoluindo nos cargos! Sou muito grata por ter crescido desde pequena aqui, e mais ainda pelas oportunidades de crescimento depois de grande.

Na sua opinião, qual o maior desafio da sua profissão? Na parte operacional, meu maior desafio são as tarefas burocráticas, pois são de muita responsabilidade e demandam tempo e capricho, e tenho muito medo de errar! Mas, acho que vai muito além disso essa pergunta, então considero o maior desafio fazer com que nossos voluntários estejam sempre engajados e sejam sempre bem acompanhados, pois entre as funções, a mais importante é criarmos um senso de coletividade e responsabilidade entre eles, e dedico muito do meu tempo em fazer eles se sentirem pertencentes ao grupo, mas sei que ainda posso – e devo – investir ainda mais tempo nisso! Como professora, em linhas mais gerais, o maior desafio é ter a profissão valorizada, tanto pelo Governo, quanto pelas próprias pessoas que acham que professoras estão na profissão (só) por amor, rs!

Quais os diferenciais de se trabalhar no terceiro setor? Vejo muito propósito em trabalhar no terceiro setor, porque a educação é um pilar essencial da nossa sociedade, mas a promoção de atividades que vão além da educação formal, trazendo histórias, música, teatro, brincadeiras, tem muita riqueza para o desenvolvimento emocional e geral das crianças e adolescentes. Além da questão da educação, acredito que o voluntariado traz mais sentido para a vida das pessoas, pois infelizmente vivemos em um sistema onde precisamos nos matar de trabalhar para viver confortavelmente, mas sabemos que não só de trabalhar vive o ser humano, e as atividades voluntárias são uma forma de dedicar nosso tempo a causas importantes para nós. Sou suspeita para falar, mas o terceiro setor tem meu coração <3

Já fez algum trabalho voluntário? É quase obrigatório, né, rs! Brincadeiras à parte, sou voluntária do EnCanta desde 2018. Também faço parte do voluntariado do Corrida Amiga e já fui voluntária da ONG Cidadão Pó-Mundo. Sempre que possível também participo de ações pontuais do Atados.

Se você pudesse ser voluntária em algum dos nossos programas, qual seria? Hummmm, vou tirar o EnCanta das opções porque seria injusto, rs! Mas, gostaria muito de participar do CantoRia (e ainda vou, só preciso organizar minha agenda), pois adoro as atividades musicais, e também do Arte em Todo Canto – Escolas e ONGs, porque sou apaixonada pelas peças que promovemos aqui!

O que falta para o Brasil se tornar um país mais justo? É difícil escolher dentre tantas coisas, mas acho que uma renda mínima condizente com o custo de vida no país, mais investimento na educação e saúde, e mais diversidade nas figuras públicas para colocar para frente projetos de lei que buscam igualdade e diversidade.

Quais seus hobbies? Ultimamente não venho cultivando nenhum deles, rs, mas gosto muito de ler, assistir séries (no momento, estou mergulhada no mundo dos animes) e fazer qualquer coisa relacionada aos meus filhotes felinos.

Quais as pessoas mais importantes da sua vida? Minha família, meu namorado e meus gatos! Menção especial aos meus amigos também. Foi uma resposta genérica, mas todos eles são minha rede de apoio e me ajudam diariamente.

Se você fosse um animal, qual seria? Um gato, com certeza! Como eu gosto de dizer: às vezes eu só queria ser um gato, nenhum pensamento na cabeça, só “miaumiaumiau”.

Se pudesse ser um personagem, qual seria? Essa eu não consegui responder sozinha, mas meu namorado disse que eu seria o Bibble (dos filmes da Barbie). Agora, se eu pudesse adquirir o conhecimento de qualquer personagem, escolheria o Dr. Tenma, do anime que estou assistindo no momento (Monster).

Qual seu emoji favorito? Eu amo usar emoji pra tudo, sou a pessoa que mais usa a função de “reações” no WhatsApp. Acho que o que eu mais uso é o 🥺, junto com alguma mãozinha, ou pra pedir alguma coisa, ou pra falar sobre algo fofo que aconteceu kkk

Qual era sua matéria favorita no colégio? Português! Onde eu estudei dividíamos Literatura e Redação, a que eu mais gostava era Literatura. Tanto que, na hora de escolher uma faculdade, estava indecisa entre Letras e Pedagogia (e ainda penso em fazer um 2º curso e cursar Letras, quem sabe!).

Você é uma pessoa noturna ou das manhãs? Noturna, com certeza, mas me sinto muito bem quando acordo de manhã. O problema é acordar 😅

Qual seu prato de comida favorito? Comida japonesa 🍣🍣🍣

Qual música não pode faltar na trilha sonora da sua vida? A Trilha Sonora do filme Mamma Mia (2008).

Se tivesse uma máquina do tempo, gostaria de voltar ao passado, ou viajar para o futuro? Viajar para o futuro, como uma pessoa ansiosa, viajar para o passado só me faria querer mudar pequenos detalhes que mudariam minha linha do tempo, e eu gosto da linha em que vivo 🙂

Se pudesse se tornar fluente em qualquer idioma por mágica, qual escolheria? Francês! Acho chique demais, rs. Mas gostaria de aprender Espanhol, também, porque sou apaixonada por Buenos Aires e fantasio em morar lá um dia.

Valeu pela parceria, Isa!