[Perfil do Voluntariado] Fernando Akeo – Teatro

Canto Cidadão
29 agosto 2023

Olá, como vão? Nesta semana dedicada ao voluntariado, bora conhecer um pouco mais sobre as carinhas por trás da equipe de voluntários(as) do Canto Cidadão? Confira a entrevista com Fernando Akeo, integrante do nosso elenco Voluntário da Tibúrcia!

Idade e onde nasceu? 42 anos, e nasci em São Bernardo do Campo.

Qual sua profissão? Eis a grande incógnita!

Há quanto tempo faz voluntariado? Iniciei o voluntariado no Canto Cidadão no projeto de palhaços em hospital em 2007, e retornei no projeto de teatro em 2014, atuando tanto em hospitais como na sede.

Como o voluntariado mudou sua vida? Através do voluntariado conheci pessoas incríveis, muitas histórias alegres e tristes, e pude ver que um pouco do que podemos doar de nosso tempo, pode mudar e alegrar mesmo que de forma mínima e por alguns momentos a vida de muitas pessoas, crianças e adultos.

O que você ainda deseja viver no voluntariado? Espero continuar espalhando alegria para crianças e adultos, pois isso retorna para nós, e esse é a grande motivação que tenho no voluntariado.

Costuma ver o copo meio cheio ou meio vazio? Busco sempre tentar ver o copo meio cheio, mas é uma luta diária, e nem sempre conseguimos ter uma visão somente positiva das coisas.

O que falta para o Brasil se tornar um país mais justo? União, empatia, pensamento coletivo, tolerância, respeito, honestidade, menos violência. Acho que muita coisa.

Quais seus hobbies? Sou muito geek e fã de artes, principalmente música (toco violão, bateria, cajon, adoro um karaoke, coleciono CDs até hoje, adoro ir a shows e cantar com amigos num churrasco), cinema (assisto muitos filmes e séries), e teatro (tanto assistir, como fazer parte, como no Canto). E gosto muito de acompanhar esportes, principalmente futebol, adoro Olimpíadas e Copa.

Quais as pessoas mais importantes da sua vida? Acredito que meus pais são a base do que sou hoje, minha família em geral e minha esposa Isabela (e a família dela que hoje é parte da minha), e meus amigos de tantos lugares (colégio, faculdade, Canto). Muitos amigos já passaram, mas cada um teve seu papel no momento certo da vida, e sou muito grato por todos, principalmente àqueles que se mantiveram próximos nessa jornada.

Se você fosse um animal, qual seria? Talvez um cachorro, pois gosto de ser amigável, como meu cachorro Tony.

Um sonho de infância? Me tornar um super-herói – apesar de não ter realizado esse sonho, hoje posso “brincar” de ser herói e vilão, e continuo ainda gostando muito de assistir coisas geek, não perdi esse lado criança.

Qual seu filme favorito? Tenho vários filmes preferidos de diversos gêneros, mas vou citar o filme “Patch Adams” que foi uma das inspirações para eu procurar o voluntariado e encontrar o Canto Cidadão.

Se pudesse ser um personagem, qual seria? O Batman!

Qual seu emoji favorito? 😉

Você é uma pessoa noturna ou das manhãs? Já fui mais noturno, mas atualmente acho que sou mais diurno mesmo, é a idade.

Qual seu prato de comida favorito? Um prato? Rs. Sashimi, Lamen, comida coreana, comida italiana, churrasco, strogonoff, etc. Mas preparo um bom spaguetti à bolonhesa e guacamole, minhas (únicas) especialidades. 😉

Qual música não pode faltar na trilha sonora da sua vida? Sendo fanático por música como sou, tenho muitas favoritas de diversos gêneros. Mas vou citar uma que gosto muito pela melodia e letras, que se chama “Tonight, Tonight” do Smashing Pumpkins, porque pra mim ela fala poeticamente sobre o tempo, sobre viver os momentos, num tom que mistura otimismo e tristeza/nostalgia ao mesmo tempo, um retrato de como é nossa vida.

Se pudesse se tornar fluente em qualquer idioma por mágica, qual escolheria? Atualmente Coreano! (estou numa fase de curtir muita coisa da Coreia: música, filmes, séries), mas queria muito também saber fluente Japonês, pela minha origem.

Qual era sua matéria favorita no colégio? Matemática, sem dúvida.

Sua estação do ano favorita? Verão, gosto do calor.

Sua cor favorita? Preta, sem dúvida.

Valeu pela parceria, Fernando! 😉