#PingPong com integrantes da peça teatral “Tibúrcia, a galinha popop-star”

Larissa Costa Mendes
18 novembro 2019

Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura, Elfa Medicamentos, Ferring Pharmaceuticals e Sompo Seguros apresentam:

Nós conversamos com Bianca Guimarães Borges e Fernanda de Oliveira Martins, integrantes da peça infantil “Tibúrcia, a galinha popop-star“, para saber a opinião delas sobre a relação entre crianças e teatro. Veja abaixo o que as meninas pensam sobre o assunto:

Canto Cidadão: Por que é importante que crianças possam ir ao teatro?


Bianca: Para ampliar o contato delas com a arte, para que elas consigam mergulhar nesse universo mágico que é o teatro, onde é possível conhecer e experimentar várias versões de si mesmo.

Fernanda: O teatro consegue levar a criança para um mundo mágico e despertar curiosidade e criatividade. Estamos em uma era digital, em que tudo é transmitido por uma tela. Por isso, o teatro convencional traz uma experiência diferente para as crianças, mais interativa.

Canto Cidadão: Quando você era criança, qual era sua relação com teatro ou artes, em geral?

Bianca: Na igreja e um pouco na escola, mas considero que tive pouquíssimo contato com o teatro na infância.

Fernanda: Eu sempre gostei de ir a teatros, e tive a sorte de ter uma mãe que valorizava esse tipo de atividade. Eu também gostava de atuar, então fiz aula de teatro quando menor. Não fiz teatro por muito tempo, nem pensei em me especializar, pois eu gostava mesmo era da brincadeira, da liberdade, da possibilidade de ser outra coisa (pessoa, animal, um ser de outro planeta…). Eu nunca fui muito criativa, então ir ao teatro, ou participar de um, me ajudava e pensar além, e viver experiências que eu nunca teria no ‘mundo real’. Além do teatro, eu gostava de dança e pintura.

Canto Cidadão: Para você, qual a parte mais interessante de fazer teatro para esse público?

Bianca: O olhar de cada criança me encanta. Fazer parte desse projeto traz pra mim uma energia elevada, me sinto feliz em poder impactar positivamente a vida deles.

Fernanda: Eu aprendo com elas a cada apresentação. Me fascina a capacidade de mensagens talvez, genéricas do teatro, poderem tocar de forma tão individual cada criança. Eu fico muito gratificada ao receber o carinho, pedidos de fotos e acenos de despedida acompanhados de um grande sorriso no rosto de cada criança que vem passar a tarde de sábado com a gente!

Ajude-nos a levarmos mais crianças ao teatro! Clique aqui e saiba mais