[Referências] Teatro!

Canto Cidadão
24 agosto 2023

Olá! Esperamos que você esteja bem! Aqui a gente compartilha algumas dicas sobre Teatro fornecidas pelas integrantes de nosso elenco profissional:

Dicas da Flora Ainá:

ESPETÁCULO “DOS PRAZERES”: Este monólogo é um drama inspirado no conto María dos Prazeres, de Gabriel García Márquez, dirigido por Ivan Andrade. Após um sonho premonitório, María, uma imigrante brasileira de 76 anos que vive em Barcelona, dá início aos preparativos do seu funeral. A atriz mistura suas histórias pessoais como o afogamento de sua mãe com as da protagonista e ainda dá vida aos outros personagens em cena.

LIVRO “BENJAMIM DE OLIVEIRA E A TEATRALIDADE CIRCENSE NO BRASIL”: A biografia do palhaço, acrobata, ator, instrumentista, compositor, ensaiador, dramaturgo e empresário Benjamim de Oliveira feita pela historiadora Erminia Silva. Com um amplo e bem documentado levantamento histórico da vida desse artista múltiplo, um palhaço de pele negra que não aceitou o papel subalterno reservado a ele pela cultura branca dominante, a autora fala também sobre o desenvolvimento do circo no país a partir do final do século XVIII.

Dicas da Thaís Grootveld:

ESPETÁCULO “RASGA CORAÇÃO”: A peça, dirigida por Felipe Botelho e Roderick Himeros, vem da devoração da obra de Heitor Villa-Lobos que tem influência decisiva nas artes sintonizadas no surgimento da Tropicália. Sua música também revolucionou os Coros do Teatro Oficina. Desde o espetáculo Macumba Antropófaga em 2011, o Oficina Uzyna Uzona incorpora a polifonia de Villa no seu repertório teatral.

LIVRO “UM ATOR ERRANTE”: O ator procura relatar sua experiência ao lado de Peter Brook na criação e desenvolvimento do CICT (Centre International de Créations Théâtrales) no final da década de 60. O livro pretende mostrar seu respeito pelo teatro, observando sua prática a partir de uma perspectiva espiritual. Mais do que apresentar técnicas e teorias, o autor divide suas percepções do trabalho de pesquisa com sutileza e detalhes, expondo suas inseguranças, dúvidas, descobertas, conquistas e fracassos.

Aproveitem! E viva o Teatro!

Beijos e sorrisos!