É isso mesmo: a população pressionou e a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou Projeto de Lei que proíbe o uso de canudos plásticos descartáveisnos bares, restaurantes e quiosques da capital fluminense.
Foram mais de 15 mil assinaturas coletadas pela ONG Meu Rio, a fim de pressionar os vereadores do município a votar a favor do projeto. Agora, passada essa etapa, falta apenas o prefeito Marcelo Crivellasancionar a medida.
Pra isso, a ONG está incentivando a população a postar o seguinte recado nas redes sociais do prefeito: “Crivella, queremos uma cidade sem canudos de plástico. Contamos com você para sancionar a lei que proíbe canudos de plástico no Rio #RioSemCanudo #RioSemPlástico“.
O prefeito tem 15 dias para aprovar a lei, que, se sancionada, multará em R$ 3 mil o estabelecimento que descumprir a medida. Se for reincidente – isso é, se não for a primeira vez que for pego descumprindo a lei –, o comércio receberá multa com o dobro do valor.
A medida promete resultados bastante positivos para o meio ambiente. Em São Paulo, apenas a proibição da distribuição gratuita de sacolas plásticas em supermercados, adotada em 2015, garantiu a redução de 70% no consumo desses artigos em um ano. Imagina se medidas semelhantes fossem adotadas em todo o país e para diferentes artigos plásticos descartáveis?
Também quer pressionar Crivella a sancionar a lei que proíbe canudinhos plásticos na cidade do Rio de Janeiro – e, assim, dar o exemplo para todos os outros municípios do país? Clique aqui!
Fonte: http://thegreenestpost.com/falta-pouco-rio-de-janeiro-deve-ser-1a-cidade-do-brasil-a-proibir-uso-de-canudos-plasticos-descartaveis/