CantoRia | Interessados & Interessantes | Notícias do Canto Cidadão | Voluntariado
[Perfil do Voluntariado] Patricia Cerdá – CantoRia
Confere essa entrevista com a Patricia Cerdá, integrante do elenco voluntário do CantoRia.
O vídeo abaixo é de 2011, quando uma das turmas de Doutores Cidadãos estava sendo treinada para o voluntariado. Entre as atividades do treinamento, está a visita à feira, que ocorre logo no início dos treinamentos. A proposta é que um voluntário fique vendado e o outro seja seu guia no trajeto até a feira e durante o percurso dela. Com isso, ambos voluntários aprender sobre compreender suas sensações, guiar e ser guiado.
“Eles exercitam o cuidado com o outro e a empatia, porque neste momento que seus olhos estão vendados e seu corpo está sendo guiado, é como se seu corpo tivesse dobrado de tamanho”.
Diz Felipe Mello – fundador do Canto Cidadão e responsável pelo treinamento dos Doutores Cidadãos.
Quando chegam à feira os voluntários vendados aguçam os sentidos para sentirem gostos, tamanhos, cheiros e texturas. Posteriormente o voluntário que estava vendado, passa a ser o guia.
“A ideia é de sentir o mundo com outros sentidos que não só a visão, ou seja, com o tato, com a audição, o olfato e o paladar; de confiar no outro, que irá te guiar e de gerar confiança”.
Comenta Felipe.
Confere essa entrevista com a Patricia Cerdá, integrante do elenco voluntário do CantoRia.
Você sabia que é possível nos ajudar a cuidar de nossa Sede através do PIX SOLIDÁRIO?
Oficinas artísticas GRATUITAS presenciais na Sede do Canto Cidadão! Confira o Calendário para as próximas oficinas abertas do CantoEduca.