#Transparência | ATC – Hospitais (teatro) já beneficiou mais de 5 mil pessoas, em 2019

Larissa Costa Mendes
19 novembro 2019

Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura, Elfa Medicamentos, Ferring Pharmaceuticals e Sompo Seguros apresentam:

O programa Arte em Todo Canto (ATC) – Hospitais, que realiza apresentações teatrais itinerantes, descontraídas e interativas em hospitais, tem a meta de beneficiar até o final deste ano, 7.500 pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.

Apresentação do elenco profissional ATC – Hospitais

Esta meta está próxima de ser cumprida, pois até outubro, 5.469 pessoas já foram beneficiadas com as apresentações dos elencos profissional e voluntário. O que corresponde a 73% da meta.

O programa conta com elencos profissionais (remunerados) e voluntários, que são preparados pelos artistas profissionais, para ampliar o alcance da iniciativa.

Solimar Garcia é integrante da primeira turma do ATC – Hospitais (elenco voluntário) e conta que para ela é muito bacana participar do projeto e levar alegria para o ambiente hospitalar:

Tem sido uma experiência super emocionante, muito bacana. A gente faz atividade nos quartos (de hospitais), as pessoas se emocionam bastante, a gente se emociona bastante também. Eu sabia que ia ser legal, mas superou minhas expectativas.

Nova turma de voluntários

Em 2019, houve recrutamento e treinamento de novos voluntários para ampliar o alcance do programa. Antes o ATC – Hospitais a tinha 9 voluntários e agora tem 21, que atuam em núcleos de trios ou quartetos.

Segundo Isabela Mello, que atende os voluntários do programa, já fazia algum tempo que não havia seleção de voluntários para o ATC – Hospitais, por conta das exigências do programa:

É um programa muito difícil tecnicamente, que exige muitas horas de ensaio e muita união do grupo, porque não tem como uma pessoa atuar sozinha (uma vez que as cenas são compostas para atuação em grupo). Então a turma nova foi mais reduzida, mas eles tiveram um treinamento bem longo e quase cem por cento práticos.

Apresentação do elenco profissional ATC – Hospitais

Em se tratando dos elencos profissionais, em 2019 aconteceu uma temporada entre maio e agosto (Lei de Incentivo à Cultura) e, a partir de novembro, começará uma nova temporada, que seguirá até março de 2020, por meio do ProAc, da Secretaria de Cultura de São Paulo, com o patrocínio da Tirolez. Saiba mais sobre esta nova temporada clicando aqui.

Confira todos os resultados do ATC – Hospitais até outubro deste ano:
Plano Anual Canto Cidadão 2019 – 9º Relatório Parcial – Outubro de 2019
ProAc Teatro em Todo Canto – Primeiro Relatório Parcial – Outubro de 2019
Resultados ATC Hospitais – Setembro de 2019