Durante o mês de julho o Canto Cidadão vai oferecer cinco oportunidades para quem quiser incentivar crianças a assistirem espetáculos teatrais profissionais e gratuitos. Uma das peças se chama “Uma jornada de João e Maria”, produzida pela Cia Nóis na Mala. Ela será apresentada nos dias 06 e 27 de julho, sábado, às 16h. Para assistir é necessário apenas chegar com antecedência para retirar o ingresso.
Confira o calendário das apresentações de outras peças
Saiba mais sobre “Uma jornada de João e Maria”
O conto João e Maria, dos Irmãos Grimm, é escrito a partir da compilação de história de tradição oral do período medieval europeu. Essas histórias, em sua origem, muitas vezes, refletiam claramente o contexto de miséria que abrangia a maior parte da população. Daquele período até a atualidade as histórias foram recebendo diversos tratamentos de maneira a enfraquecer a discussão sobre o contexto de contradições sociais que permeia a fábula. O conto João e Maria apresenta claramente os seguintes temas: a fome, em decorrência de um contexto de miséria e como disparadora das ações; as escolhas que são feitas frente às situações extremas; e a jornada de João e Maria, no mundo, que os leva ao aprendizado e ao crescimento.
A montagem Uma jornada de João e Maria da Cia de Teatro Nóis na Mala se propõe a apresentar uma discussão dos temas presentes no conto clássico, que são vistos muitas vezes como temas demasiado “sérios” para se tratar com crianças, acreditando que tanto as crianças como os adultos possam ter vários níveis de troca de experiência com o espetáculo. O grupo formado para a montagem é composto por artistas de teatro que também atuam na área da educação, compartilhando o pensamento de que as crianças tem saberes, valores e referências para a interlocução com os ditos “temas sérios” e que esses temas fazem parte da vida e são pertinentes não só aos adultos. É importante ressaltar que assim como o grupo leva à cena temas sério também leva muito a sério o fazer teatro para crianças, buscando mesmo um teatro de faixa etária livre, feito com rigor estético, com unidade de linguagens, com coerência entre forma e conteúdo.
Texto original e completo no Blog Nóis na Mala