Atuação do Canto Cidadão no Hospital Campo Limpo “quebra barreiras”

Larissa Costa Mendes
6 fevereiro 2020

Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura, Ferring Pharmaceuticals, Urubupungá Turismo, Yakult e Canto Cidadão apresentam:

Equipe Canto Cidadão junto à Humanização do
Hospital Municipal do Campo Limpo

Em 2018 o Canto Cidadão retomou a parceria com o Hospital Municipal do Campo Limpo, que recebe atuações voluntárias dos programas Doutores Cidadãos, ATC Hospitais e EnCanta. Este mês nossa equipe se reuniu com os responsáveis pelo relacionamento com voluntários, e entre os assuntos, conversamos sobre as expectativas para a parceria. Isabela Mello, responsável pelo EnCanta diz que a parceria abre espaço para que ocorram visitas em locais mais distantes:

“Nossa chegada no hospital quebrou muitas barreiras, entre elas a distância. Temos muitos voluntários que são de diferentes áreas da cidade, mas vão para o Campo Limpo uma vez por mês por acreditar que vale a pena estar lá.”

Isabela também revela que a brinquedoteca do hospital, na qual o EnCanta atende, só abre para o voluntariado e nos outros dias fica fechada, o que torna as visitas ainda mais importantes. E apesar de permanecer muito tempo fechado, Isabela elogia o espaço para atuação:

“Temos um espaço fantástico, com brinquedoteca, biblioteca e um espaço livre enorme para as crianças circularem; é um espaço de pediatria privilegiado e ficamos muito contentes em poder aproveitá-lo com nossas atividades”

Voluntário Diego Amorim, do Doutores Cidadãos

Diego Amorim também atua no hospital, como Doutor Cidadão. E assim como Isabela, agradece pela parceria e exalta a receptividade e o bem que o Canto Cidadão causa nos encontros:

“Lá são todos super receptivos! Não posso deixar de relatar o quanto a Psiquiatria gosta e necessita de nossos encontros, tanto os pacientes quanto os profissionais, que relatam muitas vezes não serem lembrados no dia a dia. E claro, as enfermeiras que são nossos braços e nos direcionam para onde mais precisam de Bons Encontros