Canto em todos os cantos: o formato online nos levou mais longe

Canto Cidadão
5 julho 2021

Conteúdo produzido por Laura Abrahão e Naila Ferreira, voluntárias do Time de Reportagem do Canto Cidadão

O Canto Cidadão possui um raio de atuação limitado a área em que seus voluntários e voluntárias podem se transportar. A região da Grande São Paulo é razoavelmente grande, então pense: voluntárias e voluntários tendo que se deslocar em transportes públicos por muito tempo para chegar às instituições parceiras da ONG. Além do tempo investido durante esse deslocamento, existe ainda o cansaço enfrentado, que impede que a área de atuação seja maior.

A pandemia e expansão do raio de atuação do Canto Cidadão, pelo formato online

A pandemia trouxe grandes desafios para todos os setores, mas, para o terceiro setor, por seu caráter “corpo a corpo”, foi necessário buscar maneiras de se reinventar e se fazer presente no dia a dia das causas em que atua.

No Canto não foi diferente! Desde março de 2020, as iniciativas tiveram que ser repensadas e adaptadas para o online. A grata supressa dessa modificação forçada foi a expansão do raio de atuação do Canto Cidadão. Atuar pelo online permitiu até mesmo que fronteiras fossem cruzadas.

Batemos um papo com a Isa Iyda Imai, que atua na instituição Hogar de Cristo, parceira do Canto. A instituição da Isa fica no Chile e já fez recebeu algumas visitas online artísticas e humanitárias dos elencos do Canto.

Sobre a Hogar de Cristo e o começo da parceria com o Canto Cidadão

A Hogar de Cristo é uma Fundação privada sem fins lucrativos, fundada por São Alberto Hurtado, um sacerdote jesuíta, com a missão de “acolher com amor e dignidade aos mais pobres entre os pobres, para ampliar suas oportunidades a uma vida melhor”. O foco está dividido em “seis linhas que aborda a pobreza e a exclusão social de forma multidimensional: Inclusão para Pessoas em Situação de Rua; Apoio, Cuidado e Desenvolvimento da Autonomia; Proteção Integral e Apoio Terapêutico; Educação Inicial; Reinserção Educativa e Trajetórias Laborais Inclusivas. Atualmente, na Residência de Recoleta, moram 63 idosos distribuídos em 5 casas.

A Isa contou pra gente que a parceria entre o Canto Cidadão e a Hogar de Cristo surgiu depois que ela encontrou uma foto:

“Em 2007, o Felipe Mello e o Roberto Ravagnani, fundadores do Canto Cidadão, estiveram na mesma Residência que eu. Um dia, do nada, me dei com as fotos da atividade e procurei pela Internet o Canto Cidadão. Vi o quanto tinham crescido, dei um alô e enviei umas fotos. A Julia, da equipe, me respondeu, passou a mensagem ao Felipe e me contou que estavam fazendo ‘visitas online’. A partir daí, começamos a conversar sobre a possibilidade de fazermos atividades deste lado da Cordilheira.”

Visita ao Hogar de Cristo, em 2007

As visitas virtuais

A partir desse primeiro contato feito pela Isa, as equipes se reuniram para se conhecerem melhor e começaram a fazer os planos para a primeira visita virtual.

“Junto com a equipe de Residência, selecionamos um grupo de idosos que poderiam gostar e entender o convite a atividade. Enviamos a lista dos convidados, com fotos e algumas características deles e autorização assinada por eles (idade, gostos. etc.)”

Com relação as adaptações, foi necessário organizar uma sala e selecionar o número de participantes para evitar aglomerações, um microfone e uma câmera foram acrescentados ao equipamento da Hogar de Cristo já no segundo encontro para que fosse possível uma interação entre os participantes e os voluntários e voluntárias do Canto.  Sobre a receptividade, a Isa disse que existiu uma dificuldade inicial com relação a utilização da tecnologia, mas que “ao tomarem consciência que estavam com pessoas do Brasil, alguns se sentiram orgulhosos”. A língua também não foi uma barreira para a interação.

Visita online ao Hogar de Cristo, em dezembro de 2020

Sobre a continuidade e os resultados

Futuramente, com o fim da pandemia e do distanciamento social, teremos o retorno às atividades presenciais, porém foi possível observar que a experiência virtual pode ser igualmente gratificante, além de levar o Canto para outros cantos do Brasil e do mundo. A Isa acredita que os encontros virtuais devem continuar mesmo depois da normalização e que seus benefícios são de grande importância.

“Acho que um fator positivo da Pandemia é o uso e o avanço da tecnologia. A tecnologia permitiu e continua permitindo diminuir a distância entre as pessoas, reúne pessoas e até de uma certa forma permite uma melhor comunicação embora não presencial, proporciona um encontro. O encontro físico é sumamente importante para as relações humanas, mas o virtual possibilita outro tipo de encontro-relação como por exemplo a atividade do Canto Cidadão com outro país e outro idioma”.

“Acho que o virtual ajuda a romper o comum, trivial o ordinário e no nosso caso romper fronteiras e culturas. Por meio da arte se gera alegria e se dá outro sentido à vida, às pessoas e isso comprovamos que se pode em forma virtual”.

Além do virtual e da tela do computador

Outro ganho importante da implementação do Canto por meio das visitas virtuais foi o aumento da participação de outras pessoas, como familiares, pais, avós e irmãos das crianças que são atendidas em casa. Torna-se um evento para todos que estão em casa naquele momento.

Apesar do contato pessoal ser muito importante, o virtual conseguiu mostrar que possui benefícios e pode ser uma alternativa excelente em momentos que as visitas presenciais não são viáveis e quando precisamos “viajar” para lugares mais distantes.

Se você se interessou em saber mais sobre a Fundação Hogar de Cristo, visite o site www.hogardecristo.cl