Como as atividades lúdicas impactam no Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA)?

Canto Cidadão
30 agosto 2021

Conteúdo produzido por Laura Bordignon, voluntária do Time de Reportagem do Canto Cidadão

O Canto Cidadão, com o programa EnCanta, realiza atividades lúdicas, artísticas e educativas, gratuitamente, em escolas públicas, hospitais, abrigos e outras organizações sociais parceiras. Neste texto, vamos mostrar como essa iniciativa impacta uma dessas organizações parceiras, que é um SAICA – Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes, que tem a finalidade de oferecer acolhida a crianças e adolescentes com idade entre 0 e 17 anos, cujas ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.

O Canto Cidadão atua para o desenvolvimento humano e social, auxiliando na expansão da consciência e de habilidades comportamentais, que ajudem a construir e fortalecer, com entusiasmo e criatividade, a cultura e a prática do protagonismo.

Atualmente, o Canto atua com intervenções em três unidades de SAICAs: São Bento, Dom Bosco e Nossa Senhora da Penha. Desde 2020, a unidade São Bento, que assiste 13 crianças e adolescentes, recebe as visitas lúdicas, artísticas e educativas do Canto.

Sarau virtual a um SAICA, realizado por elenco voluntário. Confira outras imagens em nosso Instagram: @canto_cidadao

O brincar proporciona um desenvolvimento saudável e diversos ganhos, sendo fundamental tanto na saúde física quanto mental do indivíduo. É exatamente no brincar que ocorre a transmissão do conhecimento das culturas lúdicas e diversos aprendizados.

Para Douglas dos Santos Pereira, técnico pedagogo do SAICA São Bento, as atividades promovidas durante essas visitas incentivam as crianças e adolescentes em relação ao gosto pelas atividades físicas, oferecendo-lhes oportunidades de descontração, socialização e ampliação de seus conhecimentos por meio de atividades diversificadas, como, por exemplo, brincadeiras.

Diante do papel fundamental que a brincadeira exerce na infância, é imprescindível que ela esteja inserida nas ações desenvolvidas pelas instituições que cuidam de crianças, pois possibilita externalização dos sentimentos, interação social, criação de vínculos afetivos e o desenvolvimento da autonomia do indivíduo.

Ainda segundo Douglas, as atividades promovem o despertar de reflexões importantes, com abordagens muito atuais sobre questões sociais, políticas e mesmo inspiracionais, que, via de regra, conduzem o indivíduo a um pensamento crítico e reflexivo. Nem mesmo o contexto atípico que a pandemia impôs, alterou a potência desses encontros. Douglas lembra que o acolhimento, mesmo no formato online, tem sido de terno afeto e incentivo: “o Canto Cidadão tem nos olhado com total atenção, carinho, e preocupação em ofertar o seu melhor”.