Depoimentos sobre a importância dos eventos do CantoEduca para o desenvolvimento do voluntariado

Canto Cidadão
22 março 2021

A Regina Celia Vieira Taba e o Konrado Matsumoto são voluntários do Canto Cidadão. Ela, no CantoRia (música em hospitais). Ele, nos Doutores Cidadãos (palhaçaria hospitalar). Ambos, são campeões na modalidade “assiduidade no CantoEduca”, nosso programa socioeducativo, que oferece eventos gratuitos para a preparação continuada dos elencos voluntários, assim como recebe convidados da comunidade, em geral. Eles estiveram com a gente em inúmeros eventos.

Para entender o impacto que nossos eventos socioeducativos causam em seus participantes, pedimos para que eles falassem um pouquinho sobre suas experiências, impressões, troca e aprendizado. Também, convidamos a Drika Nunes, que é uma das facilitadoras de grupos de estudos, neste semestre, no CantoEduca, para trazer o seu olhar sobre esse processo de capacitação continuada. Ela é comunicóloga, atriz, contadora de histórias e mediadora de leitura. Atua nas artes narrativas desde 2010. Este ano, está atuando como facilitadora do Grupo de Estudos do EnCanta, programa de ludicidade, arte e educação, do Canto Cidadão, com o tema “Contação de Histórias – experienciar histórias, os passos da encantória”. Perguntamos para ela qual a importância do treinamento continuado para os voluntários.

Confira, a seguir, todos esses depoimentos. E, confira a programação completa do CantoEduca, clicando aqui.

Regina Célia Vieira Taba

Depoimento da Regina, voluntária do CantoRia

“Os impactos foram muitos. Descobri que somos capazes de muitas coisas, descobri que somos parte de uma sociedade e que posso de alguma forma transformá-la pela arte quando coloco o meu verdadeiro eu para fora. A troca de conhecimentos é muito rica. As provocações do Felipe nos fazem refletir sobre nós mesmos e sobre o nosso papel no meio que vivemos. Sou do CantoRia, mas os eventos que mais me impactaram foram os dos Doutores Cidadãos e os do teatro. Eles me deram muito apoio ao que faço nos hospitais e nos encontros on line. Diferente do que a maioria pensa, cantar não é somente voz, cantar é postura diante do público, é  emoção, interpretação, respiração, é vida, tudo isso é uma troca fantástica. Para  a arte não existem fronteiras, ela cabe em qualquer lugar, desde que seja bem feita e com consciência. A arte te proporciona muito disso, me traz uma enorme alegria, isso não tem dinheiro que pague. A importância dos eventos socioeducativos é enorme, pois nos fazem parar para pensar mais em humanidade. Sobre a necessidade de se colocar no lugar do outro e fazer o bem não importando a quem. É importante lembrar que com esses eventos conseguimos entregar um bom trabalho aos pacientes. Nós oferecemos o que temos de melhor para cada pessoa que encontramos e se desses encontros, uma semente de felicidade brotar nos envolvidos, já valeu a pena. Gratidão imensa! Tudo isso me trouxe novos horizontes, muita alegria por estar viva e poder participar da arte. Viva a arte pela vida e a vida pela arte!”

Konrado Matsumoto

Depoimento do Konrado, voluntário dos Doutores Cidadãos

“O ano foi bem atípico. Lembro claramente da oficina com o Ricardo Aires de expressão corporal. Marcou bastante por ter sido o último evento antes da paralisação das atividades por conta do isolamento social. Justamente uma oficina tendo o corpo, o contato. Um pouco antes também houve a palestra com o professor Clóvis sendo entrevistado por um coelho. Nos eventos online as oficinas de palhaçaria foram muito divertidas. Dentro do alcance de nossas telas, pudemos explorar os elementos essenciais para aprimoramento e treino de nossa atuação. As oficinas corporais e musicais também foram muito interessantes. Algumas técnicas de preparo e aquecimento que são muito importantes para qualquer atividade a ser realizada e as palestras de temas diversos também foram muito boas com especialistas de psicologia, saúde e bem-estar. Os eventos me trouxeram uma perspectiva mais lúcida da arte e dos eixos que os temas se baseiam. A prática, a vivência e a participação me ajudaram muito no meu processo de autoconhecimento, pois ao participar e compartilhar minhas experiências fui conhecendo mais sobre mim. Os temas das palestras também foram muito relevantes, ouvir outras vivências e perspectivas, conhecer os trabalhos dos oficineiros e as histórias de vida dos artistas também trouxeram mais conteúdo para o que costumo fazer no dia-a-dia. A participação nos eventos é essencial para a melhoria dos nossos encontros da vida, não só os que acontecem nos hospitais e lares de idosos. No início da minha atuação no voluntariado eu não participava ainda de oficinas e treinamentos para melhorar minha compreensão da arte e, talvez, fosse exatamente isso que eu sentia nas minhas primeiras visitas. De alguma forma eu sentia que me faltava algo ainda, mesmo com toda a preparação que tivemos antes da atuação em hospitais. Por causa desse sentimento, comecei a fazer os cursos de palhaçaria e a participar dos eventos que estavam fora do círculo da palhaçaria, eles agregaram muito na compreensão desse universo maior da arte. Foram eventos muito importantes para relembrar questões que são essenciais para a vida pessoal e dos que convivem conosco.”

Drika Nunes

Depoimento da Drika, facilitadora do CantoEduca

“Estou começando agora como facilitadora no Canto, ainda foram poucos eventos, mas me sinto profundamente acolhida, tanto pela equipe do Canto (Isa, Felipe, Mickelle, que eu tenho mais contato) como pelos participantes e ouvintes de maneira geral, que sempre me tratam com muita atenção, delicadeza e interesse e isso tem sido um presente, também um respiro nesse momento tão desafiador. Os eventos são de total importância. Afinal como voluntários precisamos doar o melhor; para além do comprometimento e talentos individuais, assim, proporcionaremos  encontros com mais qualidade . Quanto mais técnicas, preparo, ampliação e aprofundamento de repertórios tivermos, mais potentes na entrega estaremos. Dessa maneira atuaremos mais seguros. Além do que, o saber não ocupa espaço e pensar que uma ONG tem essa preocupação com a qualidade na entrega, me faz sentir: uau! Tô no lugar certo. É informação e formação. É cuidado e delicadeza. Sempre.”

Agora que você já conhece um pouquinho do que acontece nos eventos do CantoEduca, te convido a visitar o nosso site e conferir a agenda de Abril. Esperamos você nos próximos encontros online. Até breve! Para conhecer mais sobre as nossas atividades gratuitas, basta clicar em:  www.cantocidadao.org.br/eventos

Texto de Rani Souza, voluntária do Time de Reportagem do Canto Cidadão.