CantoEduca | Agenda Julho

Canto Cidadão
3 julho 2024

Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Solenis, Diversey, Mobifácil, Air Liquide, Elfa, Urubupungá e Canto Cidadão apresentam:

O que é o CantoEduca?

É um programa socioeducativo do Canto Cidadão, que oferece atividades educativas em diversos formatos, especialmente sobre manifestações artísticas como teatro, palhaçaria, música, narração de histórias e outras. São palestras, oficinas, rodas de conversa e outros tipos eventos, predominantemente GRATUITOS, abertos à comunidade e às pessoas integrantes dos elencos voluntários do Canto Cidadão.

De repente a boca seca, as pupilas se dilatam, as mãos suam, o corpo treme; coração dispara e as borboletas no estômago aparecem. É assim muitas vezes quando queremos ou temos que nos apresentar em público. E o que era para ser “um grande momento” vai da expectativa à frustração. Certamente você já se sentiu assim e nem era paixão! Nesse encontro, Drika Nunes propõe a partir de suas vivências contadeiras, histórias, exercícios, conversas, dicas e claro, a AÇÃO de narrar. Por que será que o cérebro ativa o modus operandi de “fugir e lutar” no exercício de se expressar? 

Nesta oficina se conhecerão princípios básicos da comédia, trabalhando a partir da autopercepção histórias e referências pessoais. Serão praticadas técnicas de comédia física e a relação do timing cômico com a música, o movimento e o espaço na criação da cênica cômica. Propõe realizar o exercício de pequenas composições cênicas a partir das técnicas apresentadas e ampliar o repertório criativo e expressivo dos(as) participantes.

Com exercícios e jogos baseados no canto popular latino-americano, Marita Moyano propõe olhar para o corpo como um instrumento integral. Esta oficina é para aquelas pessoas que querem soltar sua voz para o canto e para sua expressividade e não precisa de nenhuma experiência prévia. 

Neste evento, a facilitadora vai apresentar alguns conceitos fundamentais da arte da Palhaçaria. Através de improvisações, brincadeiras e referências teóricas, os(as) participantes serão convidados(as) a experimentar o prazer de ser – estar ridículo, a escuta e a cumplicidade a favor da relação e a imaginação brincante. Uma oficina aberta a todas as pessoas que desejam resgatar o estado de infância e o prazer de estar a serviço do outro através da arte da bobagem.

A oficina propõe a ampliação do repertório corporal dos(as) participantes, sejam eles(as) atores(as) profissionais ou não, para que manejem sua relação com o corpo de maneira mais espontânea e menos racional. O trabalho com o corpo expressivo deve ser constante e duradouro, por isso mesmo a oficina é elaborada como um “modus operandi”, proporcionando para cada integrante diferentes ferramentas. A oficina envolve aquecimentos físicos e técnicos, pesquisa sobre anatomia e fisiologia, exercícios de diferentes metodologias e elaboração de cenas inspiradas pelas dinâmicas.