[Perfil do Voluntariado] Graci Bitencourt de Carvalho – EnCanta

Canto Cidadão
20 agosto 2024

Boa tarde, como vão? Bora conhecer um pouco mais sobre as carinhas que fazem parte do voluntariado do Canto Cidadão? Confere essa entrevista com a Graci Bitencourt de Carvalho, integrante do elenco voluntário do EnCanta:

Qual sua idade e onde você nasceu? Tenho 63 anos e nasci em Porto Velho – RO.

Há quanto tempo faz voluntariado? Aqui no EnCanta estou desde 2020.

Como o voluntariado mudou sua vida? Esse voluntariado despertou em mim uma criatividade para artes que não imaginava ter, e a atividade no hospital com as crianças reforçou o quanto gosto de trabalhar com essa galerinha.

O que você deseja viver no voluntariado em 2024? Continuar com a atuação em hospital, contando histórias e promovendo o brincar como forma de aumentar o sistema imunológico das crianças.

Um momento marcante que viveu voluntariando com o Canto Cidadão? Um momento que foi muito gratificante foi quando a minha parceira Chelly leu a história do dente doído para um pequeno de 4 anos que estava internado devido à um abscesso no dente, mas já estava bem, e a criança participou ativamente da contação porque ela se identificou com o personagem da história. Foi emocionante para mim.

O que é voluntariado para você, em uma frase? O voluntariado para mim é a possibilidade de vivenciar fortes e energizantes emoções maravilhosas!

O que é o Canto Cidadão para você, em uma frase? O Canto Cidadão para mim é a oportunidade de poder dar a melhor versão de mim ao próximo.

O que falta para o Brasil se tornar um país mais justo? Eliminar a desigualdade social.

Quais seus hobbies? Jardinagem, pintar, fazer trabalhos manuais.

Quais as pessoas mais importantes da sua vida? Minhas filhas maravilhosas e que me inspiram a continuar melhorando o meu eu interior.

Um sonho de infância? Ser corredora olímpica.

Um sonho importante pra você hoje? Continuar a fazer o que gosto com muita saúde e disposição por mais um longo tempo nesta vida.

Qual seu signo? Câncer.

Qual música não pode faltar na trilha sonora da sua vida? “Quem sabe isso quer dizer amor” do Milton Nascimento.

Uma pessoa que te inspira? Minha amiga Maristela.

Se você fosse um animal, qual seria? Um pássaro, para voar e ver o mundo do alto.

Se pudesse ser um personagem, qual seria? Nimona.

Qual seu emoji favorito? 😂

Sua cor favorita? Verde.

Qual seu prato de comida favorito? Frutas.

Se tivesse uma máquina do tempo, gostaria de voltar ao passado, ou viajar para o futuro? Gostaria de viajar ao passado, pois com o aprendizado do presente poderia melhorar algumas escolhas.

Se pudesse se tornar fluente em qualquer idioma por mágica, qual escolheria? Japonês.

Sua estação do ano favorita? Primavera.

Uma dica sobre narração de histórias? Uma palestra do psicólogo e escritor de livro infantil Ilan Brenman que ouvi em uma livraria quando levei minhas filhas pequenas, e ele falou sobre contação de história.

Um recado: “Ser voluntário(a) em qualquer atividade para fazer o bem é a oportunidade que temos de sentir o quanto é necessário estarmos exercitando sempre a nossa humanidade, e lembrar que estamos todos interligados com o outro e com a natureza, somos uma só energia.”

Valeu pela parceria, Grazi! 🥰