#BoasHistórias – Voluntário do Doutores Cidadãos atua há 10 anos no mesmo hospital

Larissa Costa Mendes
26 dezembro 2019

Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Elfa Medicamentos, Ferring Pharmaceuticals, Sompo Seguros, Tirolez e Canto Cidadão apresentam:

Marcelo Oya ou Dr. Yakiponga é voluntário do Doutores Cidadãos desde 2009, quando começou suas atuações no Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC).

Ele atua há 10 anos na mesma instituição e não pretende mudar de local. Oya diz que até ja foi monitor em outros hospitais, “tão bons quanto o IOT”, mas seu carinho por lá é maior. “Foi amor à primeira vista”, diz.

Marcelo conta que desde o início, a equipe do hospital sempre foi muito receptiva com ele e este é um dos motivos de continuar atuando lá. Outro motivo, no entanto, são dois amigos que o Dr. Yakiponga conquistou no hospital:

“Tem a Eliana Zagui, que se eu não me engano tem em torno de 40 anos e o Paulo Machado, de 47 anos que frequentam o hospital desde seus 3 ou 4 aninhos. Eles foram duas pessoas que no primeiro dia eu as conheci e foi amor à primeira vista. São pessoas que eu tenho muito carinho e que todas as vezes que eu estou no Hospital, eu faço uma visita onde eles estão. São pessoas que desde que eu os conheci me cativaram com sua alegria!”

O Doutor diz que não só os pacientes, mas também os funcionários ficam muito felizes quando ele está lá. Eles pedem para tirar fotos e querem desabafar sobre o dia, então o Dr. Yakiponga lhes entrega uma de suas receitas e faz o seu “ritual” de fotos:

“Eu tiro quatro fotos: a clássica (sorrindo); depois uma sério; a terceira fazendo careta; e a quarta foto com cada pessoa olhando para um lado. Isso acaba ficando engraçado, eles curtem e é muito bacana!”

Oya diz que uma das coisas mais interessantes de atuar há tanto tempo no mesmo hospital, é conhecer diferentes pessoas. Mas diz que independente disso, todos têm um tratamento igual:

“Eu costumo sempre tratar as pessoas lá com muito carinho e cativar a todos. Esse contato é muito gostoso!”