“Canto Cidadão” completa 11 anos de existência


18 julho 2013

Em julho, o Canto Cidadão, organização social sem fins lucrativos que utiliza a arte, a comunicação e o voluntariado para sensibilizar pessoas e realizar programas sociais nas áreas da saúde, educação e cultura completa 11 anos, celebrando mais de cinco milhões de pessoas beneficiadas nesse período.

 

“Nada melhor que comemorar nosso aniversário fazendo o que mais gostamos: reunir pessoas dispostas a colocarem seus talentos a serviço dos bons encontros, construindo alegria coletiva, que para nós é o melhor sinônimo de cidadania” diz Felipe Mello, um dos diretores-fundador da organização.

 

Com esse sentimento o Canto Cidadão realiza diversos programas sociais, entre eles: teatro e música brasileira em hospitais públicos. São peças completas e cenas curtas, que podem ser apresentadas tanto em espaços fixos das unidades quanto circular por diversas áreas dos hospitais. O coral também faz as apresentações passando pelos andares. Os próximos hospitais beneficiados são: Servidor Público Estadual; Servidor Público Municipal, Hospital de Transplantes; Emílio Ribas, Hospital São Paulo; Hospital das Clínicas, Hospital Universitário da USP e outros.

 

Outros programas sociais da organização são: cursos gratuitos de idiomas (inglês e espanhol) e informática profissionalizante; programa de rádio transmitido para todo o Brasil; palestras e oficinas de sensibilização e capacitação para o exercício da cidadania entre outros.

 

NOVA TURMA DE “DOUTORES CIDADÃOS”

 

Outra ação que marca o mês do aniversário da ONG é a formatura de mais um grupo de “Doutores Cidadãos”, maior grupo de palhaços hospitalares voluntários do Brasil.

 

“A festa de formatura simboliza que eles estão capacitados para ser um Doutor Cidadão e a visitar pacientes, acompanhantes e profissionais em hospitais, mostrando como o investimento nos relacionamentos interpessoais pode influenciar na melhora dos pacientes”, diz Roberto Ravagnani,  diretor-fundador da organização.

 

Os Doutores Cidadãos têm como relevante inspiração o trabalho do Dr. Hunter Patch Adams, médico que teve seu método projetado mundialmente após o lançamento do filme O amor é Contagioso. Patch Adams defende, há mais de 30 anos, uma forma diferenciada de estabelecimento de relações interpessoais, especialmente aquelas ligadas à área da saúde.