CantoEduca | Agenda ABRIL – Parte 1

Canto Cidadão
28 março 2024

Ministério da Cultura, Solenis, Urubupungá, Mobifácil, Elfa e Canto Cidadão apresentam:

O que é o CantoEduca?

É um programa socioeducativo do Canto Cidadão, que oferece atividades educativas em diversos formatos, especialmente sobre manifestações artísticas como teatro, palhaçaria, música, narração de histórias e outras. São palestras, oficinas, rodas de conversa e outros tipos eventos, predominantemente GRATUITOS, abertos à comunidade e às pessoas integrantes dos elencos voluntários do Canto Cidadão.

O jogo da palhaçaria requer um sem fim de habilidades. No entanto, o estado antecede qualquer uma delas. Esses encontros são destinados a quem exercita a palhaçaria em ambientes que exigem um longo período de permanência com a máscara. Com frequência, a pessoa por trás dessa máscara escorrega para fora desse estado. Os encontros visam compartilhar ferramentas e treinamentos que auxiliam o(a) intérprete a manter o estado de palhaçaria, mesmo em frente às situações mais adversas e períodos de tempo mais extensos. Gabriella Argento é atriz de formação e palhaça por opção. Trabalha com a linguagem do palhaço desde 1993. É professora da linguagem, treinadora, diretora e palestrante, além de ter experiência no palco. É, também, a primeira palhaça brasileira do Cirque du Soleil, onde participou de três espetáculos ao longo de uma década.

No Clube do Livro: Contos de Fadas Políticos realizaremos uma roda de conversa interativa com momentos de leitura, contexto histórico, apreciação e debate da obra “SMACK-BAM, OU, A ARTE DE GOVERNAR HOMENS: Contos de Fadas Políticos de Édouard Laboulaye”, parte da coletânea “Oddly Modern Fairy Tales” da Universidade de Princeton, dos Estados Unidos. O livro, assim como outros da coletânea, foi compilado por Jack Zipes e ainda não foi oficialmente traduzido para o Português. Que tal conhecer esse universo pouco explorado dos Contos de Fadas Políticos?