CantoEduca | Agenda ABRIL – Parte 2

Canto Cidadão
28 março 2024

Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Air Liquide, Mobifácil, Solenis e Canto Cidadão apresentam:

O que é o CantoEduca?

É um programa socioeducativo do Canto Cidadão, que oferece atividades educativas em diversos formatos, especialmente sobre manifestações artísticas como teatro, palhaçaria, música, narração de histórias e outras. São palestras, oficinas, rodas de conversa e outros tipos eventos, predominantemente GRATUITOS, abertos à comunidade e às pessoas integrantes dos elencos voluntários do Canto Cidadão.

Ao longo de mais de 35 anos de pesquisa, a facilitadora tem desenvolvido uma metodologia para a integração “corpomente”, buscando alinhar ação/pensamento/emoção no dia a dia. Quando ações, emoções e pensamentos estão em conflitos, vivemos em estado de sofrimento e nosso potencial enfraquece. Ao alinharmos, através do corpo, abrimos um campo de criação e autenticidade para uma expressão singular a serviço do social.

Neste evento, o facilitador apresentará alguns pontos essenciais da Expressão Corporal, tais como: Respiração, Relaxamento Ativo, Base e Partituras Cênicas. Por meio de exercícios e compartilhamento de conceitos, todas as pessoas participantes serão convidadas a exercitarem o essencial da Expressão Corporal. Os temas abordados na oficina oferecem elementos importantes para o teatro, a palhaçaria, a narração de histórias, a dança e quaisquer outras atividades que colocam o corpo em estado de expressão.

Neste evento, o facilitador proporá uma série de jogos, dinâmicas e provocações a respeito de pontos fundamentais do Teatro, em nível básico. Num ambiente descontraído, esta minioficina promoverá uma aproximação entre o palco e a vida, em especial por meio de temas como desinibição, prontidão, colaboração, coragem de se expressar, reinvenção de si mesmo, entre outros aspectos teóricos, práticos e filosóficos da arte teatral, em diálogo com a vida em geral.