[Depoimento] Simbolismos nos Contos de Fadas por Bruno Soares Landi

Canto Cidadão
8 fevereiro 2024

Boa noite, como vão? Olha que bacana a reflexão que o voluntário Bruno Soares Landi trouxe ao responder uma tarefa do EnCanta sobre contos de fadas, em janeiro deste ano:

“O simbolismo nos contos de fadas diz muito não só sobre as lições que queremos passar para crianças, adolescentes e até mesmo adultos, mas também sobre nossa essência como seres humanos. Estudar o simbolismo presente nessas obras é estudar aspectos intrínsecos da nossa sociedade que tornam essas obras, até as mais antigas, tão atuais e relevantes para as pessoas.

Os contos, muitas vezes, mostram um lado cru da vida que se faz super importante de se conhecer, mas não só isso, mostra como a vida pode ser bela depois da jornada de autodescobrimento árdua que, na minha concepção, todos precisam passar em algum momento da vida. Ao pensar em qual dessas obras era minha favorita me encontrei um pouco confuso sobre quem eu era, pois até aquele momento não havia me identificado com nenhuma daquelas obras que pareciam ter como alvo o público infantil.

Não entendia como poderia me identificar com aqueles mundos maravilhosos e encantados que tinham como fim um amanhã aparentemente sem preocupações, mas depois de entender melhor esses simbolismos presentes nessas obras consigo dizer que de certa forma me identifico com todas as obras que conheço, e mais ainda com contos que não conheço, pois entendi que todos os contos de fadas, resumindo de maneira talvez banal, se reduzem a procurar sua própria essência, achar o seu eu e todos os desafios que caminham com essa aventura de auto descoberta.

E como o ser humano que sou, assim como todas aquelas princesas, busco me encontrar num mundo caótico cheio de incertezas onde devo permanecer otimista e altruísta para conquistar meus objetivos.”

Conheça outros depoimentos em nossas redes sociais.