“Espiralando – 25 Anos de Morungaba” – exposição fotográfica acessível no Memorial da Inclusão


10 setembro 2013

A Associação Morungaba inaugura no dia 12 de setembro, às 18h, a exposição fotográfica Itinerante “Espiralando”, que marca o início das comemorações dos 25 anos de sua fundação.

 

A mostra será realizada no Memorial da Inclusão, na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Na noite de abertura, a partir das 19h, haverá uma mesa redonda sobre o tema “Acessibilidade e Inclusão”, com a participação do Secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Marco Antonio Pelegrini; de Paulo Romeu Filho, consultor da Organização Nacional dos Cegos do Brasil; de participantes com deficiência do Projeto Use sua Cidade, da Morungaba, e convidados. A discussão é aberta a todos os interessados.

 

A exposição “Espiralando” é composta por fotografias, de autoria de Ana Alcantara e de Ewandro Consolmagno, que retratam os projetos desenvolvidos pela Morungaba em 2012 e no início de 2013. Também será apresentado o logotipo da associação produzido especialmente para pessoas com deficiência visual usando resina acrílica.

 

Distribuídas em 12 bases, as imagens traçam um panorama das ações de inclusão social e convivência na diversidade, revelando o encantamento, a alegria e confiança dos beneficiados pelos projetos. Todas as imagens terão recursos de acessibilidade: audiodescrição, impressão tátil em resina transparente e resina acrílica, além de uma nota proêmia (na qual uma pessoa envolvida na fotografia a descreve, permitindo uma percepção mais completa). Dessa forma, o evento procura garantir o acesso de todos os públicos aos seus conteúdos.

 

A exposição é itinerante e permanece no Memorial da Inclusão até 20 de outubro. Depois, será exposta em diversos locais públicos na cidade de São Paulo, até novembro de 2014.

 

O QUE É A MORUNGABA

 

Fundada em 1989 pela bailarina e fonoaudióloga Renata Macedo Soares, a Associação Morungaba nasceu como um núcleo com o objetivo de democratizar o ensino da dança. Essas atividades aconteciam em sua sede, no bairro de Pinheiros, em São Paulo e em locais públicos e escolas, buscando estender suas ações a comunidades menos privilegiadas.

 

A partir do ano 2000, tornou-se uma organização não-governamental,  sob a denominação Associação Morungaba, entidade sem fins lucrativos que tem o objetivo de promover a inclusão social por meio da arte, dança e projetos de convivência.  As atividades são destinadas a crianças, jovens e adultos. As ações também incluem pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade pessoal e social.

 

Seu caminho tem sido marcado pela pluralidade de métodos e abordagens. Ao longo destes anos, a Morungaba tem desenvolvido projetos em Bibliotecas Infanto-Juvenis, Centros de Convivência, Parques, SESCs, Centros de Educação Infantil, Escolas, Clubes e no Centro Cultural São Paulo entre outros, para que seus participantes possam se apropriar dos espaços públicos e terem acesso às atividades culturais.

 

A Morungaba tem como Missão implantar propostas de inclusão por meio das Artes, para todas as pessoas, com e sem deficiência, possibilitando um espaço de cooperação, por um processo lúdico, criativo e não competitivo.

 

Saiba mais sobre a Associação Morungaba: www.morungaba.org.br

 

SERVIÇO

 

Espiralando – Exposição Fotográfica Itinerante

 

Período: de 12/09 a 20/10

Abertura: 12/09, às 18h

Às 19hs: Mesa redonda sobre “Acessibilidade e Inclusão” com a participação de Marco Antônio Pellegrini, Paulo Romeu Filho, participantes com deficiência do Projeto Use sua Cidade, da Morungaba, e convidados.

 

Local: Memorial da Inclusão sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, ao lado do Memorial da América Latina, na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda

 

Realização: Associação Morungaba e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e São Paulo