[Perfil do Voluntariado] Rita Silvestre da Silva Freitas (Palhaça Xiri Leti) – Palhaçaria

Canto Cidadão
8 março 2024

Boa tarde, como vão? Bora conhecer um pouco mais sobre as carinhas que fazem parte do voluntariado do Canto Cidadão? Confira a entrevista com a Rita Silvestre da Silva Freitas (Palhaça Xiri Leti), integrante do nosso elenco voluntário da Palhaçaria:

Qual sua idade e onde você nasceu? 60 anos, São Paulo – SP.

Há quanto tempo faz voluntariado? Há mais de 15 anos e no Canto entrei um ano antes da pandemia, parei na pandemia e retornei no segundo semestre de 2023.

Como o voluntariado mudou sua vida? O voluntariado me trouxe um novo olhar sobre a minha vida. Fez com que eu reordenasse os meus valores, conceitos e preconceitos. Me tornou mais compassiva, compreensiva e paciente, além de me deixar mais atenta aos movimentos sociais.

O que você deseja viver no voluntariado em 2024? Estou hoje em busca de maior conhecimento na área que atuo no voluntariado e espero me desenvolver mais neste aspecto. Aprender e apreender mais sobre o universo da palhaçaria.

Um momento marcante que viveu voluntariando com o Canto Cidadão? Em uma visita numa unidade de cuidados paliativos, após interação com uma jovem que se abriu às brincadeiras, a mãe me abordou chorando e disse que a filha não sorria há vários meses, e que ver a filha sorrir encheu o coração dela de gratidão.

O que é voluntariado para você, em uma frase? Fazer algo de bom para o outro, seja ele quem for, sem esperar nada em troca.

O que é o Canto Cidadão para você, em uma frase? Um grande facilitador para que eu exerça o trabalho voluntário de maneira responsável e ética.

O que falta para o Brasil se tornar um país mais justo? Acredito que a base seja uma educação pautada na responsabilidade social. Percepção que somos o agente das mudanças que queremos ver.

Quais seus hobbies? Dançar.

Quais as pessoas mais importantes da sua vida? Minha mãe, filhas e netas são as primeiras da lista.

Um sonho de infância? Ser palhaça.

Um sonho importante pra você hoje? Me tornar uma Palhaça melhor.

Qual seu signo? Libra.

Se você fosse um animal, qual seria? Bicho preguiça.

Qual seu prato de comida favorito? Lasanha.

Qual música não pode faltar na trilha sonora da sua vida? “Deus me proteja” do Chico César.

Se tivesse uma máquina do tempo, gostaria de voltar ao passado, ou viajar para o futuro? Aos meus 16 anos.

Se pudesse se tornar fluente em qualquer idioma por mágica, qual escolheria? Árabe.

Sua estação do ano favorita? Outono.

Sua cor favorita? Verde.

Uma indicação: Entrevista com Patch Adams no Roda Viva.

Um recado: Não espere que a vida te dê condições ideais para iniciar o trabalho voluntário. Se lance e as condições se tornarão ideais.

Valeu pela parceria, Rita! 🥰