[Referências] Livros usados na Narração de Histórias
Isabela Mello
27 julho 2023
Olá! Boa tarde. Esperamos que você esteja bem!
Aqui a gente compartilha contigo alguns livros utilizados em atividades ou oficinas do EnCanta, o nosso programa sociocultural que atua com crianças de escolas públicas, ONGs e abrigos, por meio da narração de histórias, ludicidade e acolhimento.
A seguir, uma descrição do uso dessas referências, feita pela Isabela Mello, que coordena o programa EnCanta:
1) O “Contos de Fadas Asiáticos” tem objetivo de explorar a cultura do Oriente, com foco no Leste Asiático, e trazer elementos dessas narrativas para debate. Junto com o livro a gente viu trechos e discutiu sobre o filme “Princesa Mononoke”, que fala sobre a relação do homem com a natureza. Os contos, mesmo que fisicamente distantes, são muito relevantes para questões atemporais.
2) O “Castle of Truth” tem como objetivo apresentar contos não tão conhecidos, que ainda não foram traduzidos para o português, e que são diferentes dos contos clássicos que conhecemos, com uma pegada mais voltada para questões políticas e sociais. Os contos são de 1900, mas, como o nome da coleção diz, são estranhamente modernos, e são ótimos pra debater temas atuais. O idealizador do projeto, Jack Zipes, é um autor importante sobre contos de fadas “não comuns”.
3) O “RPG – A Bandeira do elefante e da arara” (RPG: jogo de simulação de personagens) é um livro-jogo, pois ensina os leitores a jogarem. O jogo se passa no Brasil Colônia e os jogadores são um grupo de “bandeirantes” (uma bandeira, não necessariamente bandeirantes do mal), que se unem para viver aventuras relacionadas ao mundo da mitologia brasileira. O RPG aparece bastante em Stranger Things e no brasil o maior canal disso é o Jovem Nerd e o Cellbit. O jogo tem como objetivo, além de divertir, estimular a criatividade e improviso nos participantes e, eventualmente, nas crianças.