Sirlene S. Cardoso
Voluntária do ATC Hospitais
Elenco voluntário de teatro hospitalar, do Canto Cidadão
"Cada apresentação, uma nova emoção e uma explosão de sentimentos. Vagarosas lembranças. O momento especial foi atender o pedido de uma senhora, que pediu à sua filha que nos chamasse para cantarmos, juntas, a música da cena 'Pedras Preciosas': 'se essa rua, se essa rua, fosse minha, eu mandava, eu mandava ladrilhar, com pedrinhas, com pedrinhas de brilhantes, para o meu, para o meu amor passar'. Ela relatou que cantava para os seus netinhos. Foi lindo!"
Ela disse para a neta seguir a ideia de fazer teatro em hospitais
Andrea G. Pereira
Voluntária do ATC Hospitais
Elenco voluntário de teatro hospitalar, do Canto Cidadão
"Após encerrar as apresentações em um andar, quando estávamos saindo, uma senhora que estava de acompanhante em um dos quartos em que apresentamos a cena da sogra, nos procurou para nos parabenizar pela disposição em estar lá, e disse que queria saber de onde éramos pois tinha falado para sua neta, uma garota de uns 10 anos, que também assistiu e que faz teatro na escola para seguir a ideia."
A paciente agradeceu, voltando a ter uma conexão com o espaço
Kelly Oliveira
Voluntária do ATC Hospitais
Elenco voluntário de teatro hospitalar, do Canto Cidadão
"Nessa visita nos deparamos com uma paciente idosa, e à pedido da filha, iniciamos a apresentação da cena Pedras Preciosas, mas a paciente estava muito agitada, falava a todo tempo e se mostrava impaciente. Assim, paramos a apresentação. O elenco combinou em realizar uma apresentação que a paciente pudesse acompanhar, com diminuição do ritmo e com maior interação. Ao final da apresentação a paciente agradeceu e visivelmente se acalmou, voltando a ter uma conexão com o espaço. Isso nos fez refletir sobre o cuidado que podemos proporcionar com este trabalho teatral e nos sentimos comovidos com a paciente."
Podem apresentar, sim, levem um pouco de qualidade de vida a quem está aqui
Valéria Santos
Voluntária do ATC Hospitais
Elenco de atividades teatrais, em hospitais, do Canto Cidadão
"A visita ao hospital foi muito produtiva e gratificante. Tanto os pacientes e acompanhantes, como também os profissionais da saúde, riram, se emocionaram e mostraram-se receptivos e agradecidos por nossa passagem ali. Fomos bastante disputados neste dia, principalmente por parte dos profissionais da saúde que estavam bastante fragilizados com a perda de um de seus colegas, por conta de um suicídio e queriam que apresentássemos em seus setores. Uma das enfermeiras - chefe comentou: 'podem apresentar sim, levem um pouco de qualidade de vida pra quem está aqui'."
Thaís P. L. dos Santos
Voluntária do ATC Hospitais
"Que dia incrível, que experiência gostosa. Estou concretizando um sonho e sou grata e muito feliz por ser ao lado de vocês, pessoas maravilhosas que tive a grande oportunidade de conhecer. Hoje na nossa primeira apresentação, a energia que foi causada naquele lugar foi indescritível. Tive a grande certeza que quero viver ao máximo que puder fazendo isso. Pois está se tornando meu amor, fazer arte e espalhar ela está me deixando cada vez mais apaixonada! Muito obrigada! Pelos ensaios, risadas, histórias, brincadeiras, pelas dinâmicas, por cada segundo que passamos nesses últimos seis meses. Terá muita coisa pra gente vivenciar ainda, há mais por vir pra cada um de nós."
Luciana Rezende Freitas (Hospital do Servidor Público Estadual)
Humanização Hospitalar
"Alguns médicos diretores de serviço nos disseram que intervenções como essas diminuem o stress, tanto de familiares, como de pacientes e funcionários. Uma senhora fez questão de agradecer aos integrantes do projeto, pois melhoraram o dia dela e disse que não tinha como expressar o quanto tinha sido impactada. Creio que fatos como estes demonstram a importância da presença do projeto no hospital. Acompanhando-os vi crianças que não sorriam há dias, se alegrarem e familiares se sentirem mais aliviados com a melhora no ânimo de seus pacientes, e creio que somente isso vale a pena tê-los conosco sempre."
Luciana Rezende Freitas (Hospital do Servidor Público Estadual)
Humanização Hospitalar
"Gostaríamos que o projeto continuasse proporcionando aos nossos usuários momentos de distração e reflexão, que contribuem para a melhora no ambiente do hospital como um todo [...] Tratam-se de apresentações sempre leves, às vezes engraçadas, às vezes poéticas que fazem a população do hospital mudar o foco do pensamento por alguns momentos, aliviando o stress das pessoas e trazendo momentos de esperança e nos lembrando de que ainda há toda uma vida fora das paredes do hospital a ser vivida."
Sérgio Henrique Simonetti, Ângela Maria Lourenço e Maria Barbosa da Silva (Hospital São Paulo)
Humanização Hospitalar
"O projeto de teatro é uma ótima iniciativa, com a finalidade de proporcionar um ambiente favorável para toda a clientela que aguarda seus exames e agendamento médicos. Os benefícios da execução do projeto são: favorecer um ambiente alegre, tranquilo e a integração e interatividade do público com o grupo com o qual está atuando, espairecer e amenizar o estresse e a tensão gerada pela espera da consulta e exames. A manifestação de alegria e descontração facilita um ambiente mais acolhedor e tranquilo para o paciente como também para os colaboradores."
Carmelina Amadei (Hospital Pérola Byington)
Humanização Hospitalar
"A arte propicia experimentar o mundo pela sensibilidade, produzindo conhecimento do outro pela integração do sensível com o racional [...] O uso de práticas integrativas e complementares e de elementos lúdicos da arte do teatro como forma de produzir debate e produção de conhecimento a partir de saberes populares, bem como a vinculação com a equipe/unidade de saúde, afirma o trabalho em saúde como um trabalho coletivo, permitindo que o tratamento possa fluir com mais tranquilidade, esquecendo se por alguns momentos o local em que se encontram, transportando-se para um universo maior e melhor. Percebemos aí a importância de ações como essa para a promoção de saúde."
Fátima Nicoletti (Hospital do Servidor Público Municipal)
Humanização Hospitalar
"A equipe é criativa, organizada, pontual, comprometida e estão bem ensaiados. O público em geral gosta, se entretém, participa, interage. Serve como uma terapia e faz com que a ansiedade da consulta fique mais amena, relaxa, acalma."
Débora Aparecida Tavares (Hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo)
Humanização Hospitalar
"Por se tratar de um ambiente hospitalar, as pessoas não imaginam que possa acontecer teatro nos corredores, alas de internação, departamentos etc. e o resultado foi muito positivo, pois, sai um pouco da rotina e do clima tenso que há no hospital. O publico em geral gostou muito das cenas, dinâmicas e interação dos profissionais com a plateia. Os principais benefícios são a descontração no ambiente hospitalar e o acesso à cultura, visto que muitos pacientes nunca foram ao teatro."
Patrícia Mara Netzer (Hospital Municipal de Barueri)
Humanização Hospitalar
"Avalio que houve 100% de aceitação, os benefícios gerados são muitos, mas o principal é poder minimizar a angústia e os efeitos da hospitalização. Se possível, gostaríamos de receber novas visitas do projeto quinzenalmente. Gostaria de agradecer pela parceria. O projeto é muito importante para nossos pacientes, acompanhantes e colaboradores. Gostaríamos que fosse realizado com mais frequência, pois faz a diferença no nosso hospital. Vocês estão de parabéns!"