Luciana Rezende Freitas (Hospital do Servidor Público Estadual)
Humanização Hospitalar
"Alguns médicos diretores de serviço nos disseram que intervenções como essas diminuem o stress, tanto de familiares, como de pacientes e funcionários. Uma senhora fez questão de agradecer aos integrantes do projeto, pois melhoraram o dia dela e disse que não tinha como expressar o quanto tinha sido impactada. Creio que fatos como estes demonstram a importância da presença do projeto no hospital. Acompanhando-os vi crianças que não sorriam há dias, se alegrarem e familiares se sentirem mais aliviados com a melhora no ânimo de seus pacientes, e creio que somente isso vale a pena tê-los conosco sempre."
CAAJU (Hospital Cruz Azul)
Núcleo de voluntárias do EnCanta
"Ficamos felizes em ter atingido e divertido não somente as crianças, como pais e familiares. Todos interagindo com os recortes e colagens. O ambiente ficou muito colorido; alguns pais estavam tão confortáveis que permitiram-se descansar e arejar enquanto estávamos no hospital."
Era Uma Vez (Hospital Municipal do Campo Limpo)
Núcleo de voluntárias do EnCanta
"Ansiosamente, uma menina de aproximadamente nove anos, ao ver o grupo chegar, ficou empolgada e disse: 'Nossa, estava esperando vocês só amanhã'. Logo a nossa colega disse 'Só amanhã, hoje não?' e a menina prontamente respondeu 'Não, hoje também!'. A paciente foi logo se ajuntando ao grupo e, quando percebemos, ela já havia virado nossa ajudante."
Luciana Rezende Freitas (Hospital do Servidor Público Estadual)
Humanização Hospitalar
"Gostaríamos que o projeto continuasse proporcionando aos nossos usuários momentos de distração e reflexão, que contribuem para a melhora no ambiente do hospital como um todo [...] Tratam-se de apresentações sempre leves, às vezes engraçadas, às vezes poéticas que fazem a população do hospital mudar o foco do pensamento por alguns momentos, aliviando o stress das pessoas e trazendo momentos de esperança e nos lembrando de que ainda há toda uma vida fora das paredes do hospital a ser vivida."
Sérgio Henrique Simonetti, Ângela Maria Lourenço e Maria Barbosa da Silva (Hospital São Paulo)
Humanização Hospitalar
"O projeto de teatro é uma ótima iniciativa, com a finalidade de proporcionar um ambiente favorável para toda a clientela que aguarda seus exames e agendamento médicos. Os benefícios da execução do projeto são: favorecer um ambiente alegre, tranquilo e a integração e interatividade do público com o grupo com o qual está atuando, espairecer e amenizar o estresse e a tensão gerada pela espera da consulta e exames. A manifestação de alegria e descontração facilita um ambiente mais acolhedor e tranquilo para o paciente como também para os colaboradores."
Carmelina Amadei (Hospital Pérola Byington)
Humanização Hospitalar
"A arte propicia experimentar o mundo pela sensibilidade, produzindo conhecimento do outro pela integração do sensível com o racional [...] O uso de práticas integrativas e complementares e de elementos lúdicos da arte do teatro como forma de produzir debate e produção de conhecimento a partir de saberes populares, bem como a vinculação com a equipe/unidade de saúde, afirma o trabalho em saúde como um trabalho coletivo, permitindo que o tratamento possa fluir com mais tranquilidade, esquecendo se por alguns momentos o local em que se encontram, transportando-se para um universo maior e melhor. Percebemos aí a importância de ações como essa para a promoção de saúde."
Fátima Nicoletti (Hospital do Servidor Público Municipal)
Humanização Hospitalar
"A equipe é criativa, organizada, pontual, comprometida e estão bem ensaiados. O público em geral gosta, se entretém, participa, interage. Serve como uma terapia e faz com que a ansiedade da consulta fique mais amena, relaxa, acalma."
Débora Aparecida Tavares (Hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo)
Humanização Hospitalar
"Por se tratar de um ambiente hospitalar, as pessoas não imaginam que possa acontecer teatro nos corredores, alas de internação, departamentos etc. e o resultado foi muito positivo, pois, sai um pouco da rotina e do clima tenso que há no hospital. O publico em geral gostou muito das cenas, dinâmicas e interação dos profissionais com a plateia. Os principais benefícios são a descontração no ambiente hospitalar e o acesso à cultura, visto que muitos pacientes nunca foram ao teatro."
Patrícia Mara Netzer (Hospital Municipal de Barueri)
Humanização Hospitalar
"Avalio que houve 100% de aceitação, os benefícios gerados são muitos, mas o principal é poder minimizar a angústia e os efeitos da hospitalização. Se possível, gostaríamos de receber novas visitas do projeto quinzenalmente. Gostaria de agradecer pela parceria. O projeto é muito importante para nossos pacientes, acompanhantes e colaboradores. Gostaríamos que fosse realizado com mais frequência, pois faz a diferença no nosso hospital. Vocês estão de parabéns!"
Elisa Mirian Katz (EMEF Prof. Olavo Pezzotti)
Coordenador pedagógico
"Venho transmitir a você a excelente avaliação das Professoras e Alunos do 2º e 3º ano que ontem estiveram no Canto Cidadão assistindo à peça Tibúrcia. Da organização, transporte, acolhimento à peça propriamente - tema, enredo, atores - só elogios e proveito à formação dos estudantes. Também agradecemos aqui nossa indicação de participação à Paula/Diceu Drebt, esperando que o projeto se renove e a escola possa participar novamente."
Simone (Associação Helen Drexel)
Colaboradora da Associação Helen Drexel
"Estava tudo perfeito. Eu agradeço a oportunidade de participar de mais um projeto de sucesso do Canto."
Ana Marília (EMEF Desemb. Arthur Whitaker)
Professora
"Nossas professoras gostaram muito do evento e os nossos alunos adoraram tudo. Para muitos deles, foi a primeira vez que foram ao teatro. Chegaram emocionados. Muito obrigada por tudo. Ah! E se, por acaso, surgir nova oportunidade, pode nos colocar na lista, viu."